Uma linda mulher

UMA LINDA MULHER
Gênesis 24
A beleza de Deus – Salmo 29:2

Uma linda mulher é um sermão baseado na “mais longa e mais encantadora de todas as histórias patriarcais” (Broadman) que, como toda bela história, está firmada no caráter, nas atitudes e na fé de seus PERSONAGENS:


1. UM PAI ZELOSO

(a*) Contra o risco da idolatria para Isaque e seus netos.
(b*) Evitando aliança por casamento com povos de moral duvidosa.
(c*) Atento ao golpe do casamento por “amor”. 
(d*) Preocupado com a possibilidade de Isaque abandonar a promessa de Deus.

(a*) Ao definir que Isaque iria se casar somente com alguém que fosse “da sua terra e da sua parentela” (vs 7), Abraão não estava sendo xenófibo (aquele que tem aversão a tudo que não é da sua etnia). Sua preocupação era outra. Os povos daquela região eram idólatras e Abraão já havia deixado a casa de seus pais por causa disso, ele não desejava uma esposa dali para Isaque, pois ela poderia levar seu filho e/ou seus netos ao pecado da idolatria.

(b*) Abraão também não queria estabelecer aliança com aqueles povos de moral duvidosa por meio de casamento (lembre-se que Sodoma e Gomorra eram daquela região).

(c*) Havia também a preocupação com a questão financeira, pois Isaque era um solteirão rico (já tinha herdado tudo de Abraão) e, certamente, muitas pretendentes “apaixonadas” (interesseiras?) iriam aparecer (ou já estavam aparecendo, não sabemos).

(d*) Ele também não queria que Isaque fosse à terra de seus parentes, pois, ao conhecer e conviver um tempo com seus tios e primos, corria-se o risco dele não querer mais voltar à Terra Prometida e abandonar a promessa de Deus.

Resumindo, Abraão, o pai zeloso, estava zelando pela saúde espiritual, moral, financeira e pela promessa de Deus na vida do seu filho. 


2. UM AJUDANTE FIEL
A missão deste servo fiel e comprometido foi tão bem conduzida por ele que tem sido considerada como um notável quadro do trabalho do Espírito Santo, em Sua busca de uma noiva para Cristo.

– Pediu para Abraão, seu senhor, definir exatamente qual era a sua missão e até onde ia a sua autonomia e responsabilidade.
– Fez e cumpriu seu voto de fidelidade ao seu senhor.
– Jamais falou em seu nome, mas, sempre, em nome de Abraão.
– Levou riquezas e bens do seu senhor e os usou do jeito certo.
– Orou no mínimo 3x durante a missão.
– Pediu sinais COERENTES a Deus (*).
– Não ficou perdendo tempo, se distraindo à toa, até que a missão estivesse cumprida.
– Foi capaz de consultar e respeitar a vontade de uma mulher (Rebeca teve a liberdade de escolher ir ou não com ele).

(*) Este servo estava pedindo um sinal, não a fim de fortalecer a sua fé (como Gideão), mas para ajudá-lo a tomar a decisão certa. A escolha deveria ser feita por Deus. Não era um sinal arbitrário (como o relógio de Acaz), mas um sinal que poderia revelar o tipo de esposa que Isaque precisava, uma esposa forte, sem preguiça e disposta a fazer mais do que se lhe requeria.

PONTO-CRUZ   (use este PC aqui)   – O que é isso?
Ao contrário de Isaque, que ganhou sua Rebeca, Jesus comprou a Sua noiva com seu próprio sangue (I Co 6.20

3. UM FILHO RESPEITOSO

O texto não os dá muitos detalhes sobre Isaque até este momento da sua vida, mas, por suas atitudes podemos deduzir algumas de suas qualidades:
– Amava a sua mãe (3 anos depois da morte dela, ele ainda estava de luto).
– Respeitava seu pai (ficou solteiro até que o seu pai lhe trouxesse uma esposa escolhida para ele, aceitou a escolha dele e manteve os mesmos zelos de Abraão).
– Temente a Deus (ele lamentava a morte de sua mãe no mesmo local onde Deus socorreu Agar, como que Lhe pedindo o mesmo tipo de intervenção milagrosa, não se tornou um idólatra, não abandonou a terra da promessa e não saiu do centro da vontade de Deus para ele e a sua família). 

4. UMA LINDA MULHER
Meditando, lendo alguns comentários bíblicos e visitando alguns sites, cheguei à relação abaixo de algumas das qualidades de Rebeca que a tornam, de fato, Uma Linda Mulher, física, moral e espiritualmente falando (em ordem alfabética):

– Atenta às necessitadas das pessoas
– Bela
– Bondosa para com os animais
– Comedida
– Corajosa
– Disposta para o trabaho
– Excelente comunicadora
– Honrada por seus pais
– Hospitaleira
– Humilde
– Inteligente
– Mulher de fé
– Obediente à Deus
– Perspicaz
– Respeitosa
– Virgem
 
CONCLUSÃO
Toda bela história está baseada no caráter, nas atitudes e na fé de seus personagens. Todos nós podemos viver belas histórias, por isso vale a pena servir à Deus com fidelidade, ser uma pessoa do bem e fazer o bem.

 

Título: Uma linda mulher
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Data: 04/10/2020

Veja também nossos Artigos

Uma linda mulher
Deixe seus comentários logo abaixo.

Acima de tudo. Havendo discórdia. Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros,  verdade. Assim como, perdão.  Desespero, esperança. Tristeza, alegria. Trevas, luz. Acima de tudo. Havendo discórdia.

Acima de tudo. Havendo discórdia.

Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros,  verdade. Assim como, perdão.  Desespero, esperança. Tristeza, alegria. Trevas, luz. Acima de tudo. Havendo discórdia. Acima de tudo. Havendo discórdia. Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros,  verdade. Assim como, perdão.  Desespero, esperança. Tristeza, alegria. Trevas, luz. Acima de tudo. Havendo discórdia..

 

1 Comentário em “Uma linda mulher”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    Pv 19.14:”A casa e os bens vêm como herança dos pais;mas do SENHOR,a esposa prudente”.
    Muitos crentes,hoje já idosos e maduros,quando olham para trás,para o passado,recordam que já se apaixonaram quase que instantâneamente quando seus olhos viram uma moça de aparência formosa.E ficaram presos,escravizados,emaranhados por essa beleza alheia e então recordam que foram libertos dessa armadilha por ‘circunstâncias misteriosas’ que hoje não têm dúvidas de que nada mais foram que frutos da ‘mão divina’,disfarçada em acontecimentos fortuitos e casuais.
    Existe um Deus que protege os Seus:”O SENHOR conhece os que lhe pertencem”(2 Tm 2.19b).
    As mulheres querem ser bonitas e isso é normal e não está errado.Porém,a beleza que permanece é aquela que vem do coração,do interior da pessoa,do seu caráter.”Enganosa é a graça e vã a formosura ,mas a mullher que teme ao SENHOR,essa será louvada”.
    Que os varões jovens aprendam com as lições da Bíblia corroboradas pelas experiências dos mais velhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.