Uma escada para o céu

UMA ESCADA PARA O CÉU
Gênesis 28
O Deus que caminha junto – Salmo 23.1


UMA ESCADA PARA O CÉU é o título deste sermão baseado no texto bíblico que continua contando a saga entre os irmãos gêmeos, Esaú e Jacó, ao mesmo tempo em que revela INDÍCIOS do poder transformador de uma fé genuína. 


1. TRANSFORMA FILHO MIMADO EM PESSOA RESPONSÁVEL (vs. 1 a 9)

Lembra que Abraão mandou um dos seus servos ir até à “terra da sua parentela” escolher e trazer uma esposa “de mão beijada” para Isaque (Gn 24)? Devido ao iminente risco de morte pelas mãos de seu irmão, Jacó não pode esperar por este mimo. Ele precisou fugir, aparentemente sozinho, e enfrentar o deserto com suas enormes dificuldades e provações, encontrar o local de habitação de seus parentes, escolher uma esposa, trabalhar por ela, ser capaz de suportar as safadezas do seu sogro e dos seus cunhados, ser capaz de suportar perdas e prejuízos, trabalhar duro, ser capaz de tomar decisões e de estabelecer prioridades em sua vida, cuidar da sua família etc.

Esta grande transformação se deu por seu apego à promessa. Em pouco tempo, o mimado Jacó se transformou num grande homem.


2. TRANSFORMA FUGITIVO EM PEREGRINO (vs 10-15)

A desculpa para esta repentina viagem (Gn 28.1-2) não mudou a verdade de que Jacó estava fugindo da ira do seu irmão, mas, após este genuíno encontro com Deus, o fugitivo se transformou em peregrino. Um peregrino da fé, um herói bíblico.

Oh, Quão cego eu andei e perdido vaguei
Longe, longe do meu Salvador…

Mas um dia senti meus pecados e vi
Sobre mim o castigo da lei
Mas depressa fugi, em Jesus me escondi
E o refúgio seguro nele achei

PONTO-CRUZ (use este PC aqui)   – O que é isso?
A cruz de Cristo é o poder transformador de Deus para salvação de todo aquele que crê – Romanos 1.16 

3. TRANSFORMA SUPOSTO “NETO DE DEUS” EM FILHO DE DEUS (vs 16 a 22)

“Filho de peixe, peixinho é”, mas filho de crente não é “crentinho”. Pais convertidos são Filhos de Deus, mas isso não torna seus filhos automaticamente em “netos de Deus”, pois “Deus não tem netos”.

Infelizmente, muitos filhos de crentes VIVEM PELA FÉ… DE SEUS PAIS. Ainda não tiveram um encontro genuíno com Deus. Muitos tocam instrumentos musicais e cantam em suas igrejas, aprenderam a orar, ler a Bíblia e até pregar, mas continuam perdidos, são meros religiosos, não convertidos. Somente uma experiência pessoal com Jesus Cristo pode transformá-los em verdadeiros filhos de Deus (João 1.12).


CONCLUSÃO

Um filho mimado, suposto “neto” de Deus, foge de casa para não ser morto por seu irmão, mas, durante esta fuga tem uma experiência genuína com o Criador e se transforma num homem responsável, num peregrino da fé, num homem convertido, num herói bíblico. Estas incríveis transformações aconteceram devido ao seu apego à promessa de Deus a Abraão. 

E quanto a você, quais transformações a sua fé em Cristo causou em você? Você é um religioso ou um legítimo filho de Deus?


Título: Uma escada para o céu
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 28/10/2020

Veja também nossos Artigos

Deixe seu comentário logo abaixo.

uma escada para o céu

Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erros, que eu leve a verdade. Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Desespero, que eu leve a esperança. Tristeza, que eu leve a alegria. Trevas, que eu leve a luz.

Ainda mais, ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado.

Antes de tudo, compreender, que ser compreendido.
Do mesmo modo, amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
Bem como, é perdoando, que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Do mesmo modo, tudo, ó Cristo, a Ti entrego

Sim, por Ti darei!

 

 

1 Comentário em “Uma escada para o céu”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    Excelente esboço!

    Digno de nota é dizer que na obra de Deus não existe atalho! Atalho é armadilha do diabo! Deus exige crescimento pouco a pouco! Observe que Jacó não foi transformado instantâneamente. Ele entrou no processo do tempo.

    Quando o rei Salomão pediu a Deus sabedoria, ele não dormiu ignorante e acordou sábio, mas Deus abençoou o processo ao longo do tempo. Salomão teve de estudar, pesquisar, aprender:”Discorreu [=dissertar,estudar…] sobre todas as plantas… também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes”(1 Rs 4.33). Deus abençoou o seu esforço em aprender.

    Jacó tinha conhecimento de Deus, mas esse conhecimento vinha de terceiros. Após uma longa jornada que durou muitos anos, agora Jacó tinha conhecimento pessoal de Deus. Observe o tempo:”Se Deus for comigo e me guardar nesta jornada…”(Gn 28.20a). Não é algo instantâneo.

    É errado quando muitos crentes pedem milagres de ‘sabedoria e poder instantâneos’ para serem ‘os tais’. Há certas coisas na vida que temos de “pagar o preço”. Observe que na Bíblia não há um único exemplo sequer de Deus dando sabedoria e conhecimento espiritual de um instante para outro. Todos,inclusive o Senhor Jesus, tiveram de passar pelo processo que leva tempo. “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus era com Ele”(Lc 2.40).

    Deus trabalha aperfeiçoando o crente através do tempo. Satanás promete atalho, oferecendo benesses instantâneas mas mentirosas, como fez com Eva no paraíso dizendo-lhe “no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e como Deus sereis …”(Gn 3.5). Não caia no engodo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.