Pular para o conteúdo

QUATRO AMIGOS

Texto-base: Marcos 2:1-5

E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Assunto Principal do Texto: Quatro amigos levam um paralítico à presença de Jesus.

Ao inspirar o registro deste milagre, o Espírito Santo nos envia uma importante mensagem divina: JESUS ESPERA QUE LEVEMOS OS NOSSOS AMIGOS E OS NECESSITADOS À SUA PRESENÇA.

DEPOSITE OS SEUS AMIGOS E OS NECESSITADOS AOS PÉS DE JESUS.

– Quais QUALIDADES estes quatro amigos tiveram que demonstrar, para conseguir depositar o paralítico aos pés de Jesus?

1ª QUALIDADE: Absoluta fé em Jesus

Eles tinham tanta certeza que Jesus iria curar seu amigo que seriam capazes de qualquer coisa para conseguir colocá-lo diante do Filho de Deus. E assim o fizeram.
“Todo aquele que nele crer não será confundido”. – Rm 10.11.

As pessoas não hesitam em indicar um remédio “milagroso”, um bom médico ou até mesmo um “curandeiro moderno” para um amigo ou parente doente e, muitas vezes, um cristão se cala diante do sofrimento, deixando de indicar o Médico dos Médicos. Isso é falta de fé. Um cristão genuíno deve, sempre, levar as pessoas que sofrem à presença de Jesus.


Apresente seus amigos a Jesus. Apresente Jesus aos seus amigos.

2ª QUALIDADE: Amor

Estes quatro amigos, certamente, nutriam uma grande estima pelo doente; do contrário, não teriam dispendido tanto esforço.
“Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”- II João 3.11.
Ele morreu por nós, mas foi por amor – João 3.16.

Um cristão genuíno deve amar as pessoas. Não amor de palavras, mas amor que nos leva a agir em favor de, que nos leva a estender a mão ao que sofre.
Aprenda a amar, não AMOR-DE-PALAVRAS, mas AMOR-DE-AÇÃO. Não é difícil.

3ª QUALIDADE: Criatividade

Tentaram entrar na casa pela porta, não deu. Talvez tivessem também pensado em entrar por alguma janela, mas a casa estava cheia. Não desistiram. Tinha que haver um meio, e eles o acharam, furando o teto e baixando o doente aos pés de Jesus.

Deus é criador e nos fez conforme Sua imagem e semelhança.


Se você não estiver conseguindo ajudar uma pessoa de uma determinada maneira, peça a Deus que o ajude a encontrar outros caminhos, outras formas de fazê-lo. Você deve procurar ser criativo.


Não desista das pessoas. Peça a Deus que o torne um dos evangelistas mais criativos da atualidade.

4ª QUALIDADE: Trabalho em equipe

Apenas um deles não teria conseguido fazer o que a equipe fez. Talvez dois conseguissem fazê-lo, mas, certamente, em quatro ficou mais fácil, rápido e seguro.

“Cinco de vós perseguirão a um cento deles [1/20], e cem de vós perseguirão a dez mil [1/100]; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós”. – Lv 26.8: 8

Jesus sempre enviava seus discípulos de 2 em 2, no mínimo. Um cristão genuíno deve, sempre, procurar agir em equipe, pois sozinho ninguém faz nada na vida.

Aprenda a trabalhar em equipe, para o seu bem, para o bem das pessoas e do reino de Deus.

5ª QUALIDADE: Renúncia.

Para atingir seu alvo, aquele grupo teve que renunciar o seu tempo, dinheiro (pois tiveram que refazer o telhado), descanso (tiveram que fazer muita força, laser (naquele momento, eles poderiam estar se divertindo e “esquecer” o doente) etc.

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”. – Mt 16.24.

Jesus renunciou a sua vida no céu e a sua vida na Terra, para nos salvar.

Discípulos verdadeiros de Jesus devem aprender a viver uma vida de renúncia.

Renuncie-se a si mesmo, e salve pessoas.

CONCLUSÃO

Jesus espera que levemos os nossos amigos e os necessitados à sua presença, mas, para isso, precisamos demonstrar certas qualidades, tais como:
– Absoluta fé em Jesus.
– Amor.
– Criatividade.
– Capacidade de trabalhar em equipe.
– Decisão de renunciar-se a si mesmo.

DEUS SEJA LOUVADO!

 


Título: Quatro amigos
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data da publicação: Novembro/2009

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

quatro amigos

 

O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos.

Bem como reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos.

Do mesmo modo, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado.

Assim como Bíblia online, clip-art evangélico, dicionário bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis.

Ainda mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo.

Por exemplo, em seu conteúdo — totalmente categorizado — você irá encontrar:

Temas Gerais, tais como: Ânimo, Atrevimento, Auto Estima, Código da Bíblia, Código da Vinci, Compaixão, Companheirismo, Conformismo, Desprendimento, Egoismo, Empatia, Ganância, Gratidão, Histórias, Inveja, Mansidão, Murmuração, Quebra de Maldição, Vingança, etc.

Igualmente, Temas Teológicos, tais como: Adoração, Batalha Espiritual, Boas-obras, Consagração, Crescimento espiritual, Crucificação, Cruz de Cristo, Cura divina, Devocional, Discipulado, Dons espirituais.

Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc.

Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc.

Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc.

Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

 

Em Cristo Jesus

Equipe Site do Pastor

3 comentários em “Quatro amigos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.