Sogro abençoado

SOGRO ABENÇOADO
Êxodo 18


“SOGRO ABENÇOADO” foi o título escolhido para este sermão em homenagem a Jetro, sogro de Moisés, que com suas atitudes deixou-nos um belo exemplo de um sogro muito gente boa.

Pano de Fundo Histórico: Quando Moisés viajou para libertar o povo de Deus, sua esposa, Zípora, estava com ele no início da viagem, mas o casal acabou se desentendendo (Êxodo 4) e, certamente, ela voltou para Midiã, à casa de seu pai, até Moisés concluir o que foi fazer no Egito.

No entanto, agora que o povo está iniciando a sua caminhada à terra prometida, Jetro traz a filha e os netos de volta à presença de Moisés (Ex 18.1-5). É neste contexto que podemos avaliar as CARACTERÍSTICAS deste sogro abençoado.


PRÉVIA (as CARACTERÍSTICAS de Jetro são…)
  • Era um homem de bom senso (sabia como chegar e a hora certa de ir embora).
  • Um verdadeiro adorador (alegria, oferta, comunhão etc).
  • Era um homem inteligente (sugeriu uma solução a um grande problema).

1ª CARACTERÍSTICA: ERA UM HOMEM DE BOM SENSO

Antes de mais nada, o genro de Jetro, Moisés, agora era é o líder de uma nação. Se antes ele podia chegar à Moisés sem cerimônias, agora as coisas mudaram, e Jetro segue o protocolo: “Ele havia mandado um recado a Moisés, dizendo que estava chegando, com a mulher e os filhos dele” (Ex 18.6).

Em contrapartida, Moisés o recebe com carinho e respeito (Ex 18.7), compartilha com ele os milagres que Deus fez no Egito e as dificuldades que o povo estava tendo no deserto (Ex 18.8). Depois de um tempo adequando, Jetro se despediu e voltou para sua casa (Ex 18.27).

Vemos aqui uma atitude de um homem de bom senso: Sabe chegar e sabe a hora certa de ir embora.


2ª CARACTERÍSTICA: ERA UM VERDADEIRO ADORADOR
  • Jetro se alegrou ao ouvir o que Deus havia feito no Egito. (Ex 18.9)
  • Louvou a Deus pela libertação do Seu povo. (Ex 18.10)
  • Louvou a Deus pelo o que Ele é. (Ex 18.11)
  • Trouxe uma oferta para ser queimada e outras ofertas como sacrifício a Deus. (Ex 18.12a)
  • E fez uma refeição com Arão e todos os líderes do povo de Israel (comunhão). (Ex 18.12b)

Certamente um verdadeiro adorador se alegra com tudo que é de Deus, é um ofertante e pratica a comunhão com seus irmãos de fé.


3ª CARACTERÍSTICA: ERA UM HOMEM INTELIGENTE

No dia seguinte à sua chegada, Jetro viu que Moisés ficava o dia inteiro julgando as questões do povo, e que tanto ele quanto o povo ficavam cansados. Então ele disse a Moisés que que havia um jeito melhor de fazer isso, e sugeriu que Moisés nomeasse representantes (chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez) para julgar as pequenas causas, para agilizar a justiça.

Orientou-o, também, que estes juízes deveriam ser instruídos por Moisés nas leis de Deus e na forma como deveriam julgar e como deveriam viver. Deveriam ser homens tementes a Deus e honestos em tudo. (Ex 18.13-23)

Imediatamente, “Moisés aceitou o conselho de Jetro”. (Ex 18.24)

É como se diz, quem está fora do problema enxerga melhor. Jetro era um homem inteligente, viu o problema e, com um conselho sábio, aliviou a carga de Moisés e o ajudou a cumprir a sua missão.


CONCLUSÃO

Jetro era um homem de bom senso, Um verdadeiro adorador e um homem inteligente. Felizes os genros que têm um sogro ou uma sogra assim.

E quanto a você? Tem um sogro ou sogra assim? (se tem, já louvou a Deus pela vida dele/dela?)
Você é sogro ou sogra? O que seu genro ou nora pensam de você?

 

Título: Sogro abençoado
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 20/07/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.


Veja também nossos demais esboços: Esboços

sogro abençoado

 

1 Comentário em “Sogro abençoado

  1. Sidney Ribeiro Balut

    1) HOMEM DE BOM SENSO
    Deus sempre Se utilizou das capacidades mentais dos Seus convertidos. Jetro levando a família de Moisés para Moisés nos ensina que a obra de Deus não abandona, não despreza a família do obreiro: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”(1 Tm 5.8).
    Quem quiser sair pregando mas deixando de cuidar de sua família, está pecando contra Deus. Antes de atender as necessidades do próximo, as da sua família devem ser atendidas primeiramente.
    Jetro voltou para a sua terra e não acompanhou Moisés para a terra prometida (v.27). Com isso aprendemos que cada um de nós tem o seu caminho com Deus, independentemente do outro. “Mestre, vimos certo homem que em teu nome expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Jesus lhes disse: Não proibais pois quem não é contra vós outros, é por vós”(Lc 9.49-50).

    2)VERDADEIRO ADORADOR
    Era crença comum na época acreditarem na pluralidade de deuses e nos parece que Jetro cria que o Deus de Israel era Um dentre os muitos existentes. Agora ele entende e adora que o Deus vivo, o YHWH, é o único e que está muito acima de todos os outros que são falsos deuses e que são, na verdade, demônios.

    3)HOMEM INTELIGENTE
    Moisés dando conselhos ao povo na sua própria força é símbolo do homem querer fazer a obra de Deus na força da carne. Não vai dar certo e só trará fracasso e canseira para nós. Deus não havia solicitado a Moisés que sustentasse sozinho o povo. O conselho de Jetro, seu sogro, veio de Deus pois Jetro o ensina a dividir o peso das tarefas com outras pessoas idôneas e tementes a Deus.
    Afora Jesus Cristo, Deus não põe Sua obra sobre um único homem. “Eu plantei, Apolo regou mas o crescimento veio de Deus”(1 Co 3.6).
    Jetro também dá mais um conselho a Moisés, seu genro, “Representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer”(v. 19-20). Divida as tarefas e lhes ensine as leis de Deus.

    Glória a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.