Seu maior medo qual é?

SEU MAIOR MEDO QUAL É?
Gênesis 21.8-21


Introdução
: Seu maior medo qual é,
Agar? Esta mulher foi usada e abusada por Abraão e Sara e depois que não tinha mais serventia, ao primeiro pretexto, ela e seu filho (agora com cerca de 16 anos) foram expulsos de casa, lançados no deserto com uma mão na frente e outra atrás, à pão e água. Quando a água acabou, ela deixou Ismael debaixo de um arbusto e se afastou para não ter que vê-lo morrer de sede (vs 1 a 16).

Este é, sem dúvida, o maior medo de uma mãe. Mas Deus tinha planos para ela e para o menino e tomou as MEDIDAS necessárias para salvá-los.

1. DEUS ENVIOU UM ANJO PARA AJUDÁ-LA – vs 17

Ao se aproximar dela, o anjo a consola e acalma o seu coração: “-Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.”

Quantos “anjos” Deus tem enviado para nos ajudar e nós nem nos damos conta disso? Pessoas conhecidas ou estranhas que sempre nos trazem algum consolo e nos dizem para não temer, para continuar confiando em Deus, para ficar firme na fé, que Deus proverá etc.

2. ORDENOU QUE ELA SE LEVANTASSE – VS 18

“Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão.”

Muitas vezes tudo que uma pessoa caída precisa é disso, de uma palavra firme de encorajamento que a faça se levantar e levantar a sua família.

3. ABRIU OS SEUS OLHOS – vs 19

“Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz.”

Tinha um poço ali pertinho, mas caída no chão, chorando, Agar não tinha visto. Quantas vezes a solução para uma crise está bem à nossa volta e não percebemos, não é mesmo? Mas, graças a Deus que Jesus abre os nossos olhos.

4. E ABENÇOOU SEU FILHO – vs 20 e 21

“Deus estava com o rapaz, que cresceu…”

Os filhos são herança do Senhor (Sl 127.3). Quando confiamos em Deus e nos colocamos em pé diante das circunstâncias, por mais difíceis que sejam, o resultado não pode ser outro senão este: Crescimento.

CONCLUSÃO
Somente Deus nos faz vencer os nossos maiores medos, pois somente Ele pode nos enviar “anjos” do bem, palavras firmes de encorajamento, abrir os nossos olhos e abençoar a nossa família. Fique firme na fé, Deus proverá.

Título: Seu maior medo qual é?
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 18/01/2007

Veja também nossos Artigos

seu maior medo qual é

Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor.
Discórdia, que eu leve a união.
Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erros, que eu leve a verdade.

Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Desespero, que eu leve a esperança.
Tristeza, que eu leve a alegria.
Trevas, que eu leve a luz.

Ainda mais, ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado.
Antes de tudo, compreender, que ser compreendido.
Do mesmo modo, amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
Bem como, é perdoando, que se é perdoado.

2 Comentários em “Seu maior medo qual é?”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    Excelente esboço que nos auxiliar na pregação para encorajar crentes desanimados com a lida da vida.”Não temas porque eu sou contigo…Eu te fortaleço,e te ajudo,e te sustento com a minha destra fiel”(Is 41.10).
    Se Deus promete ajudar ,não podemos procrastinar,ficar entregue,deixar para depois a luta,o que geralmente não acontece;não podemos ficar desanimmados para travar a luta.
    Se Deus promete ajudar,Ele fará dar certo seja o que for que o crente fizer,seja como ele achar que deve conduzir a luta.
    Nós não somos derrotados quando perdemos mas sim quando desistimos de lutar.
    Quando o povo de Israel estava encurralado entre o exército de faraó e o mar,começaram a ficar em desespero mas ,mesmo assim,Deus ordenou:”Dize aos filhos de Israel que marchem”(Ex 14.15).E o povo marchou e tudo deu certo,no final.
    Como disse Schwarzenegger:”A força não vem de vencer.Suas lutas desenvolvem suas forças.Quando você atravessa dificuldades e decide não se render,isso é força”.
    Deus pode não fazer milagre visível,espetacular,na vida de um crente mas fará suas lutas darem certo!O mundo pode até dizer que é coincidência,sorte do crente mas no fundo reconhecerá que foi a mão de Deus protegendo aquele crente.
    Se você desistir,estará atrapalhando a luz divina de brilhar neste mundo por seu intermédio,ó crente.Então,não desista quando as coisas aparentemente não darem certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.