Pular para o conteúdo


SEM JESUS NÃO DÁ
Êxodo 33


“SEM JESUS NÃO DÁ” foi o título escolhido para este sermão para deixar claro que a presença de Deus é o que temos de mais valioso em nossas vidas.

Pano de Fundo Histórico: Após o episódio do pecado da idolatria do bezerro de ouro, Deus avisa Moisés que não iria mais andar com o povo de Israel, pois Ele poderia destruí-los a qualquer momento, uma vez que eles não paravam de afrontá-lo.

Então, Deus faz uma PROPOSTA intrigante para o povo:

  • EU NÃO VOU MAIS COM VOCÊS, EM MEU LUGAR, UM ANJO VAI GUIÁ-LOS
  • FAREI COM QUE O CAMINHO À SUA FRENTE ESTEJA LIVRE
  • E PROMETO TERRA BOA E RICA PARA TODOS

1ª) EU NÃO VOU MAIS COM VOCÊS, EM MEU LUGAR, UM ANJO VAI GUIÁ-LOS (vs 1-4)

“O SENHOR Deus disse a Moisés: —Saiam deste lugar, você e o povo que você tirou do Egito, e vão para a terra que eu jurei dar a Abraão, a Isaque, a Jacó e aos seus descendentes. Eu mandarei um anjo para guiar vocês…. Porém eu não irei com vocês…”

Certamente, anjos são seres maravilhosos, mas nem se comparam com o Criador, porém, eu conheço pessoas que aceitariam esta troca sem pensar duas vezes.

Na verdade, conheço muitas pessoas que JÁ ACEITARAM esta troca, que se contentam com a presença de um “GUIA” ao invés da presença de Deus, sejam eles “guias espirituais”, seres humanos bondosos (“você é um anjo na minha vida”), seres humanos “canonizados”, “profetas e profetizas”, horóscopos, jogo de búzios, cartomantes e outras figuras do gênero, líderes políticos, religiosos ou de qualquer outra natureza (“mestres”, mentores, artistas, influencers, gurus, agentes motivacionais etc.), figuras mitológicas (gnomos, duendes, fada-madrinha, drácula etc.) e até ETs, se pudessem achar um.

Os israelitas, no entanto, não aceitaram esta troca e começaram a chorar (vs 4). De igual modo, Moisés também foi bem categórico: “—Se não fores com o teu povo, não nos faças sair deste lugar” (vs 15).

Por isso, meus irmãos, eu pergunto: Será que nós, de alguma maneira, estamos aceitando esta troca? Será que estamos vivendo a nossa vida sem a real presença de Deus? É certo que a presença de um anjo é bom, mas, lembre-se, a presença de Deus é infinitamente melhor.

“A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra.” (vs 16)

Os judeus disseram: Nós não aceitamos esta proposta, sem Deus não dá!

Os cristãos genuínos dizem o mesmo: SEM JESUS NÃO DÁ!


2ª) FAREI COM QUE O CAMINHO À SUA FRENTE ESTEJA LIVRE (vs 2b).

“[Eu] expulsarei os cananeus, os amorreus, os heteus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

Seja como for, em sua caminha à Terra Prometida, a caravana de Moisés passaria perto de vários povos e vilarejos e praticamente nenhum deles os deixaria passar em paz. Quase sempre haveria combates e batalhas, vitórias e derrotas.

No entanto, os israelitas só queriam mesmo passar, seguir seu caminho, entrar na Terra Prometida, viver a sua vida. Ah! como seria bom ter o caminho livre à sua frente, não é verdade? É disso que se trata esta segunda parte da declaração de Deus.

Infelizmente, conheço muita gente que se contentaria apenas com isso, com um caminho livre à sua frente.

Como consequência, muitos até dão seus dízimos e ofertas e fazem “campanhas espirituais” para derrotar os seus inimigos, “destrancar” o caminho, “desembaraçar” um negócio, vencer uma licitação, esmagar a concorrência, pisar na cabeça dos seus opositores e desafetos etc.

Não há nada de errado em desejar uma vida tranquila, mas, é certo que a maioria destas pessoas não está preocupada com a real presença de Deus em suas vidas, querem tão-somente um caminho fácil, largo, vitórias sem luta. 

Como já vimos, os israelitas não aceitaram esta troca e começaram a chorar (vs 4). Tão pouco Moisés aceitou (vs 15-16).

Assim como muitos, será que nós também não estamos aceitando esta troca? Será que estamos trocando a presença de Deus por um caminho livre à nossa frente? Uma vida tranquila é bom, mas, lembre-se, a presença de Deus é infinitamente melhor.

“A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra.” (vs 16)

Os judeus disseram: Nós não aceitamos esta proposta, sem Deus não dá!

Os cristãos genuínos dizem o mesmo: SEM JESUS NÃO DÁ!

3ª) PROMETO TERRA BOA E RICA PARA TODOS

“Vocês irão para uma terra boa e rica. Porém eu não irei” (vs 3a).

A terceira parte desta proposta complementa a ideia: Um anjo para os guiar, um caminho livre à sua frente e terra boa e rica para todos na Terra Prometida. O único “porém” é que Deus não iria junto com eles.

Não há nada de errado em ter uma vida boa e próspera, no entanto, isso não compensa a ausência de Deus.

Infelizmente, também conheço várias pessoas que não se incomodariam em “deixar Deus meio de lado” de suas vidas. Desde que a terra continue boa e rica e tudo esteja indo bem, Deus pode ficar “para trás”.

Repito que os israelitas não aceitaram esta troca e começaram a chorar (vs 4). Assim como Moisés (vs 15-16).

Meus irmãos, será que nós estamos aceitando esta troca? Será que estamos trocando a presença de Deus por uma terra boa e rica? Uma terra boa e rica é bom, mas, lembre-se, a presença de Deus é infinitamente melhor.

“A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra.” (vs 16)

Os judeus disseram: Nós não aceitamos esta proposta, sem Deus não dá!

Os cristãos genuínos dizem o mesmo: SEM JESUS NÃO DÁ!

CONCLUSÃO

Deus disse ao judeus que não iria mais com eles e propôs enviar um Anjo em Seu lugar, limpar o caminho à sua frente e terra boa e rica para todos. Uma proposta incrível, no entanto, os judeus disseram: Não, sem Deus não dá!

De igual modo, hoje os cristãos genuínos dizem: SEM JESUS NÃO DÁ!

E quanto à você, a presença de Deus é real em sua vida ou você tem se contentado em viver sem ela? Você já pensou em fazer como os judeus, rejeitar qualquer proposta e chorar pela presença de Deus em sua vida, até consegui-la?

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (João 6.68-69)

 

Título: Sem Jesus não dá
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 02/10/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.


Veja também nossos demais esboços: Esboços

Sem Jesus não dá

1 comentário em “Sem Jesus não dá”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    “A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração” (Ec 7.3_ NVI )
    “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”(Mt 5.4_ ARA).

    Os israelitas prantearam porque tiveram consciência de que pecaram e desagradaram a Deus. E nós, os cristãos, que temos a presença do Espírito Santo dentro de nós?

    Sabendo da grandeza, da majestade e da santidade de Deus, também deveríamos estar constantemente chorando porque somos indignos e não merecemos carregar o nome do SENHOR em nós; porém, por outro lado, também devemos ficar alegres, festivos, maravilhados porque o SENHOR pôs Sua chama, uma faísca de Sua glória dentro de cada um renascido!

    Ao olharmos para o mundo, pecaminoso como é, e olharmos para nossas imperfeições, choramos, mas ao olharmos para a misericórdia divina, para o que Deus fez por nós e para o dom com que nos agraciou, temos motivos de sobra para vivermos alegres ,exultando o Nome Santo!

    Um detalhe importante:”…o moço Josué, seu servidor [de Moisés], não se apartava da tenda” (Ex 33.11.c). Talvez esteja aí o segredo do seu sucesso quando substituiu Moisés na sua missão de introduzir o povo na Terra Prometida. Ele não se afastava da tenda. Lição para nós: não nos afastarmos do SENHOR em hipótese nenhuma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.