Pular para o conteúdo

OBEDECER PAI E MÃE
Efésios 6.1-4

“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer pai e mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”

Esta passagem contém excelentes PRINCÍPIOS para o lar, que devemos por em prática.

1. O dever cristão dos filhos é obedecer ao seu pai e à sua mãe.
  • Pai e mãe têm autoridade constituída por Deus sobre os seus filhos.
  • Os filhos devem obediência aos seus pais, não importa se gostam ou não disso.
  • Obedecer e honrar os pais é um mandamento divino que os filhos devem guardar (isto é, por em prática) imediatamente, sem questionar.
  • A Bíblia, no entanto, dá um “gás” a este mandamento: Aos filhos que obedecem e honram os seus pais, Deus promete VIDA LONGA E BOA.
2. O dever cristão dos pais é tratar os filhos segundo as Escrituras.
  • Os deveres dos pais para com os seus filhos é criá-los na disciplina e nos ensinamentos cristãos (para que isso seja possível, é claro que os pais precisam conhecer a Bíblia).
  • Os pais não devem irritar os seus filhos, não devem “provocá-los à ira”.
  • Os pais devem agir de um modo que facilite aos filhos a obediência que a Bíblia exige deles.

Em outras palavras, os pais devem criar seus filhos na disciplina e nos princípios cristãos, mas não devem agir de forma irritante, abusiva, violenta, grosseira, injusta, impura etc.


CONCLUSÃO

Em síntese, para que haja harmonia no lar, pais e filhos devem se entender e cada um cumprir a sua parte, no temor de Deus. Filhos obedientes honrando aos seus pais. Pais sábios ajudando os seus filhos na tarefa de obedecer, para que eles tenham VIDA LONGA E BOA.

– E quanto a você, respeita e obedece seus pais?
– E quanto aos pais, vocês irritam os seus filhos? Estão criando seus filhos no temor do Senhor?

 

Título: Obedecer pai e mãe
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 12/05/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Obedecer pai e mãe

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário;  Agora; Apenas; Constantemente;

1 comentário em “Obedecer pai e mãe”

  1. SOBRE O DEVER DOS FILHOS:
    “Filho meu,ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe”(Pv 1.8)Como um filho honra a seu pai e à sua mãe?De muitas maneiras:respeitando,reconhecendo e obedecendo a autoridade deles(dada por Deus);não ficar falando mal deles nem sendo desrespeitoso para com eles.O filho deve mostrar respeito,cortesia e consideração e ,não obedecê-los somente quando essa obediência implicar em desobediência a Deus.

    Os filhos têm o dever de cuidar dos pais principalmente se estes ficarem desamparados,o que ocorre muitas vezes na velhice.Jesus reprovou o ensinamento dos fariseus e escribas que diziam que o homem que dissesse “corbã,isto é,oferta pelo Senhor,então o dispensais de fazer qualquer cousa em favor de seu pai e sua mãe invalidando a Palavra de Deus pela vossa própria tradição”(Mc 7.11-13a).Isso é pecado.

    É melhor dar menos oferta à igreja e cuidar mais dos pais e não deixá-los sozinhos e desamparados do que dar grandes ofertas à igreja e negligenciar cuidados aos seus progenitores.Idoso precisa de atenção,presença,cuidados,amor ,carinho e ternura.Um homem que serve a Deus,com a ajuda do Espírito,terá sabedoria para fazer as duas coisas:ajudar na igreja sem negligenciar os devidos cuidados a seus pais.

    SOBRE O DEVER DOS PAIS:
    “Herança do SENHOR são os filhos(Sl 127.3a).Os filhos pertencem ao SENHOR e os pais têm o dever de criar os filhos para o SENHOR!Uma tarefa grandiosa que gasta toda a nossa vida.

    Os pais devem ser exemplos piedosos para os filhos,em palavras e atos.Devem ensinar e serem bons modelos.Os nossos atos valem mais que as nossas palavras.Os filhos aprendem os valores morais e as prioridades observando como agem o seu pai e a sua mãe todos os dias.Se os pais mostrarem profunda reverência a Deus e dependência Dele ,os filhos absorverão essas atitudes.Vendo seus pais adorando a Deus,tenderão a seguir o exemplo.

    E mais:os pais devem ensinar as Escrituras aos filhos e também treiná-los na aplicação das mesmas a eles(Dt 6.1-25).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.