Pular para o conteúdo

lições de lázaro

Lições de Lázaro.

Esta história contada por Jesus nos traz diversos conceitos do “outro lado”. Por ter sido contada pelo Mestre, deve definir a nossa cosmovisão do pós-morte. Vamos extrair algumas LIÇÕES de Lucas 16.19-31 (O rico e Lázaro)?

1a. LIÇÃO: NÃO É POBREZA OU RIQUEZA QUE DEFINE ONDE PASSAREMOS A ETERNIDADE

Há dois lados do “outro lado”. O lado da alegria e o lado do sofrimento.
O que é que define para qual lado iremos?

a) O rico foi para o lado ruim pelos seguintes motivos:
    – Ele dedicou a sua vida à incessante busca do prazer (vs 19).
    – Era um homem egoísta, sem amor ao próximo, sem misericórdia (vs 21).
.   – Era um homem que desprezava as Sagradas Escrituras: Só isso não basta, Pai Abraão!, disse ele, desdenhando da Palavra de Deus (vs 30).
.   – Era um homem que jamais havia se arrependido de seus pecados (vs 30).

b) Lázaro foi para o lado bom pelos seguintes motivos:
.   – Seu nome significa: “Aquele a quem Deus tem ajudado” > Excelente indicativo de que a sua família confiava em Deus.
.   – Lázaro morreu e foi levado pelos anjos (vs 22) > Sinal bíblico de que ele foi aprovado por Deus (Gênesis 5.24).
      “Todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo” (Gálatas 2.16).
.   – Ele foi levado para o lado em que Abraão estava; ora, sabemos que Abraão é amigo de Deus (Tiago 2.21-23), logo, podemos deduzir que Lázaro também era amigo de Deus. 
Lições de Lázaro

2a. LIÇÃO: A ÁRVORE FICA AONDE CAI

a) Lázaro “caiu” para o lado bom e lá ficou (vs 22).
b) O rico “caiu” para o lado ruim e lá ficou (vs 23).
c) Entre os dois lados há um grande abismo que os separa, impedindo que passem de um lado para outro (vs 26).
d) A árvore fica onde cai, e nada pode mudar esta situação, nem mesmo as missas ou rituais em favor dos mortos (vs 26).
Lições de Lázaro

3a. LIÇÃO: NENHUMA MENSAGEM VIRÁ DO “OUTRO LADO”

a) O homem rico pede, então, ao Pai Abraão que mande Lázaro à casa de seus irmãos para avisá-los do grande mal que os espera. Eles certamente também eram ricos e viviam no mesmo estilo de vida que ele viveu (vs 27 e 28).
b) Mas o Pai Abraão não atende o seu pedido e o lembra que os seus irmãos têm em casa uma cópia da “Lei de Moisés e os Profetas” (isto é, as Sagradas Escrituras), que contém todos os avisos necessários para evitar o inferno, aos quais eles devem dar ouvidos (vs 29).
c) Resumindo, nenhuma mensagem virá do “outro lado”, pois as Escrituras Sagradas já contém todos os ensinamentos necessários à salvação (João 5.39).
Lições de Lázaro

4a. LIÇÃO: NINGUÉM VIRA VIRÁ DO “OUTRO LADO”

a) O homem rico, no entanto, trata com desdém as Escrituras Sagradas (“Só isso não basta, Pai Abraão!”) e pede que Lázaro vá pessoalmente à casa de seus irmãos para que eles se arrependam de seus pecados (vs 30).
b) Abraão, porém, responde que ninguém virá do “outro lado” para nos ajudar, seja da forma que for, seja como um “fantasma”, “aparição”, “espírito” ou algum ressuscitado dentre os mortos (por Deus ou pela medicina), pois se as pessoas não dão ouvidos às Escrituras Sagradas “não crerão”, não se arrependerão de seus pecados e não alcançarão a salvação de nenhuma outra maneira (vs 31).
c) A fé salvífica vem somente pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.5-17).
Lições de Lázaro

CONCLUSÃO

1. Não é riqueza ou pobreza que define a nossa salvação, mas a fé em Jesus e o nosso relacionamento com Ele.
2. A árvore fica onde cai. Depois de morto, ninguém muda de situação, não importa quantas missas e rituais se façam.
3. Nenhuma mensagem vem do “outro lado”, pois todas as mensagens que a humanidade precisa para ser salva já estão nas Sagradas Escrituras, a Bíblia, Palavra de Deus.
4. Ninguém virá do “outro lado”, pois o arrependimento e a salvação oferecidas por Deus só podem ser alcançadas pela fé, e a fé salvífica só pode ser alcançada ao se dar ouvidos à Palavra de Deus.

Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 13/02/2016

Lições de Lázaro

www.copeb.com

Lições de Lázaro

 

17 comentários em “Lições de Lázaro”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    ” Por isso Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque se não crerdes que Eu Sou morrereis nos vossos pecados” ( Jo 8.24 ).

    Podemos, com a ajuda de Deus, extrair mais algumas lições para o nosso aprendizado:

    Não é uma parábola porque Jesus cita nomes.

    A falta de consideração pelo mendigo que jazia à sua porta revelou que o rico não tinha a fé verdadeira. O rico vivia para si, procurando suprir seus prazeres corporais e os apetites.

    Lázaro não foi salvo porque era pobre mas porque confiava no SENHOR. Daí os anjos virem cuidar dele quando de sua morte.

    A parte consciente do ser humano, a alma, sobrevive à morte. Se o rico foi para a parte do Hades que abriga os ímpios e descrentes, isso significa que as riquezas e prosperidades não são sinal da benção de Deus.

    O rico não conseguiu mudar a sua situação no Hades, o que significa que as escolhas que fazemos nesta vida é que determinam o nosso destino eterno.

    Falhar em escutar a Palavra de Deus nesta vida é decisivo. Se as pessoas não prestam atenção à Bíblia, ou a recusam, não crerão nas suas afirmações, mesmo se alguém ressuscitar dentre os mortos. Prova: Jesus ressuscitou dentre os mortos e a maioria dos homens ainda não creem. Mas um dia crerão, mas aí será tarde, pois estarão no juízo.

    O cristão quando morre, seu corpo vai para a sepultura mas a sua alma estará com Cristo (2 Co 5.8; Fp 1.23). O descrente quando morre, o corpo também vai para a sepultura mas a alma vai para o Hades que já lhe é um lugar de tormento e remorso.

    Moral: é melhor mendigar pão na terra que pedir água no Hades.

  2. Udelci Batista de Godoi

    Enganam-se aqueles que pensam e aceitam o ensino errôneo recebido, que ficarão no purgatório esperando serem purificação dos seus pecados, por missas rezadas e sacrifícios feitos pelos vivos, e depois estarão entrarão no céu.
    “PELA GRAÇA SOIS SALVOS,MEDIANTE A FÉ, ISSO NÃO VEM DE VÓS É DOM DE DEUS” Efésios 2º.
    Atos 4 :12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos
    Só Jesus Cristo salva!

  3. Juarez Foreliza de Assis

    Parabéns, a primeira vez que passei aqui e já gostei da palavra, Então como diz o ditado, “Quando o Mel é bom a abelha sempre volta”, estarei voltando pra receber esse Mel doce que é a palavra de Deus. Obrigado.

  4. Pr Aminadab Pereira de Lima

    site muito bom, sabemos que precisamos uns dos outros segundo as propiás escrituras, e porque não observarmos e lermos estes ensinos e meditação, muito obrigado pelas lições, contida neste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.