Lições da Torre de Babel

LIÇÕES DA TORRE DE BABEL
Gênesis 11

Introdução: Lições da torre de Babel: A tentativa de edificar “uma torre cujo topo chegue até aos céus”, como é descrita em Gênesis 11:1-9, é o único evento importante relatado nas Escrituras entre Noé e a chamada de Abraão. A maioria dos leitores já conhecem a história, mas faria bem para todos a lerem de novo, por que ela contém muitas informações de valor histórico, no entanto o seu valor maior está nos princípios revelados sobre Deus e o homem. Considere, pelo menos, estas TRÊS LIÇÕES:

1. GRANDE NEM SEMPRE É BOM 

     Em primeiro lugar, destaca-se que o ser humano tem esta mania de grandeza e de ostentação que revela todo o seu orgulho.
     Por exemplo, a esmagadora maioria das monumentais construções humanas não visam a glória de Deus nem benefícios à sociedade, na verdade, são caríssimos e cruéis empreendimentos que sacrificaram muitos recursos, vidas humanas e de animais tão-somente para a vaidade de seus nomes.
     Por isso, é muito triste saber que esta mania também pode ser vista na religião, na ostentação do maior templo, da maior multidão de seguidores etc.

2. A UNIÃO E A COOPERAÇÃO NEM SEMPRE SÃO DESEJÁVEIS

    União em rebelião a Deus só traz confusão.

    Apesar disso, de que Deus ordenou que as pessoas se espalhassem e povoassem a Terra, mas eles resolveram construir um monumento em oposição à vontade de Deus (“para que não sejamos espalhados por toda a terra” vs 4). E o fazia com muito entusiasmo. Parece que o entusiasmo é sempre muito maior para o mal do que para o bem.
     Concluindo este pensamento, Deus deseja união, sim, mas somente na verdade. Ele quer cooperação, é claro, mas somente em fazer a vontade dele. 

3. A VONTADE DE DEUS SERÁ FEITA

     No entanto essas pessoas não obedeceram voluntariamente as instruções de Deus para encher a terra, Deus fez sua vontade prevalecer. Ao confundir a língua deles, Ele “os dispersou dali pela superfície da terra” — exatamente o resultado que eles procuraram evitar. 
    No entanto, por fim a vontade de Deus foi feita, mas eles não receberam nenhuma bênção por isso.

CONCLUSÃO:
– Grande nem sempre é bom.
– União em rebelião só traz confusão.
– A vontade Deus será feita.

Em conclusão, como seria melhor fazer a vontade de Deus agora, voluntariamente para a recompensa que ele tem prometido, do que sermos forçados contra a nossa vontade e para nossa eterna vergonha!

Título: Lições da Torre de Babel
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 02/06/2020

Baseado no artigo de Sewell Hall
Do site Estudos da Bíblia

Lições da torre de babel

1 Comentário em “Lições da Torre de Babel”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.