Pular para o conteúdo

 

LIBERTAÇÃO – A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO
Êxodo 14.13-31

Onipotente Deus – Salmo 91.1

“LIBERTAÇÃO – A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO”
foi o título escolhido para este sermão para destacar o agir de Deus em favor daqueles que acreditam no impossível de todo o seu coração.


Pano de Fundo Histórico
: O exército egípcio havia encurralado os israelitas entre os montes e o mar. O povo temia o pior, mas Moisés orienta o povo a não ter medo e lhes garante que o SENHOR lutará por eles. Vejamos alguns dos ENSINAMENTOS que se pode extrair desta história:


PRÉVIA

1. Onde sobra medo, falta fé.
2. Quem tem fé não fica parado
3. Fé não faz milagre


1º ENSINAMENTO: ONDE SOBRA MEDO, FALTA FÉ (vs 13-14)

Ter medo é natural e, em muitas situações, é até vantajoso, pois o medo evita muitos problemas. Por outro lado, ter medo demais não é bom, pois coloca a pessoa em situação de estresse permanente, resultando em diversos sintomas físicos, mentais e espirituais negativos.

A forma mais eficaz de se controlar o medo é confiar no SENHOR, pois Ele não falha. Onde sobra medo, falta fé. O povo tinha muito medo, mas Moisés tinha fé. E foi no exercício da sua fé que Moisés deu esperança ao povo.

“Porém Moisés respondeu: —Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.” (vs 13-14)

Num paralelo espiritual, podemos dizer que a nossa fé pessoal em Jesus tem a força de dar esperança aos oprimidos. Quem já foi liberto de um vício, por exemplo, pode dizer com muita convicção que é o SENHOR quem luta por nós, que nós, por nossas próprias forças, jamais deixaríamos aquele vício, aquela escravidão.

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” – 1 João 4.18


2º ENSINAMENTO: QUEM TEM FÉ NÃO FICA PARADO (vs 15)

Lá estava o povo de Deus, paralisado de medo diante do poder de seus inimigos. Por outro lado, Deus sabia da fé de Moisés e lhe deu a ordem mais estranha que o mundo já ouviu: Não fique aí parado, marche sobre o mar!

“O SENHOR disse a Moisés: — Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.” (vs 15)

Mais uma vez Deus usa a fé de Moisés para dar andamento ao Seu plano de libertação do povo israelita.

É verdade que o medo nos paralisa, mas, felizmente, podemos dizer com muita tranquilidade que a fé nos põe em movimento. Vamos exercitar a nossa fé para nos movermos e também para mover aqueles que não tem fé suficiente para isso.

 

3º ENSINAMENTO: FÉ NÃO FAZ MILAGRE (vs 16-31)

Há uma certa confusão entre fé e milagre. Muita gente tem “fé na fé” (não em Deus), pois acreditam que é a sua fé que faz o milagre acontecer. É quase uma idolatria da fé , uma “félatria” (fé+latria).

Porém, por maior que seja a nossa fé, devemos ter muito claro dentro de nós que a fé não faz milagre.
Quem faz o milagre é Deus, por meio da fé. A fé é tão-somente o meio pelo qual o poder de Deus chega até nós.

Pense numa caixa d’água muito alta. Sem os canos, ela jamais proverá água para as torneiras da casa. Nesta comparação, o milagre é a água (aquilo que nós precisamos), e a são os canos (o meio pelo qual a água chega até nós). A fé NÃO FAZ milagre, ela TRAZ o milagre!

PONTO-CRUZ (use este PC aqui)  – O que é isso?
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2.8) 


Foi Deus…

  • quem fez o vento soprar para o mar se abrir,
  • derrotou os egípcios,
  • colocou o Seu Anjo protegendo o povo de dia e de noite,
  • colocou uma coluna de fogo e uma nuvem fantástica para separar os israelitas dos egípcios,
  • fez Seu povo passar em seco pelo mar,
  • fez os egípcios se afogarem,
  • e deu esta fantástica vitória ao Seu povo.
O SENHOR luta por nós.

“Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os egípcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés.” (vs 31)


CONCLUSÃO

Esta parte da história, a travessia do Mar Vermelho, nos traz grandes ensinamentos. Vimos que “Aonde sobra medo, falta fé” e “Quem tem fé não fica parado”, mas vimos também que a fé NÃO FAZ o milagre; a fé TRAZ o milagre, quem faz milagres é Deus.

E quanto a você, sua fé está colocada verdadeiramente em Deus?
Você ainda tem medo? Está parado, travado?

 

Título: Libertação – A travessia do Mar Vermelho
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 10/06/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.


Veja também nossos Artigos

A travessia do Mar Vermelho

Antes de mais nada, paz. Acima de tudo, amor. Enquanto houver desespero, fé.  Portanto, o amor. Por isso, paz. Por isso, amemos. Eventualmente, afastar. No entanto, sempre, aproximar.

2 comentários em “Libertação – A travessia do Mar Vermelho”

  1. Aldenira de Fátima dEca Souza

    Gosto muito deste site,pois nos ensina as verdades de Cristo que devemos sempre em nossa mente e coracao. DEUS abençoe grandemente este ministerio e todos os seus colaboradores.

  2. Sidney Ribeiro Balut

    1) Onde sobra medo, falta fé: “O que confia no SENHOR está seguro”(Pv 29.25b). A fé elimina o medo e a insegurança. A verdade é que se nosso medo nos governar, estaremos demonstrando que nosso medo é superior a Deus. O medo vira coragem após uma conversa com Deus. “Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”(2 Sm 22.33).

    2) Quem tem fé, não fica parado: Quem tem fé em Deus e em Seu enviado Jesus Cristo é tornado filho de Deus. E do filho é requerido muita ação: “Sê-me somente filho valente e guerreia as guerras do SENHOR”(1 Sm 18.17b). E, também: “[Eu]vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16b).

    3) Fé não faz milagre: Verdade! Quem faz milagre é Deus! Existe no mundo a promoção ou divulgação de uma falsa fé, uma fé espiritualista, fé da Nova Era, fé na fé, que diz que a fé é uma “força cósmica, impessoal” como são as energias elétrica, magnética, gravitacional, etc, e, por isso, estimulam essa fé falsa associada com qualquer divindade ou outro nome.

    A Bíblia nos afirma para termos fé em Deus e em Jesus Cristo: “Credes em Deus, crede também em Mim”(Jo 14.1).
    “Vai nessa tua força”(Jz 6.14a). Mesmo consciente de sua pequenina capacidade, Gideão recebeu instrução para “ir” assim mesmo, confiando no SENHOR porque Este agiria usando Gideão como instrumento divino.

    E muitas outras vezes Deus age independentemente do homem, deixando o mesmo apenas como espectador, assistindo o milagre acontecer. “Neste encontro, não tereis de pelejar, tomai posição, ficai parados, e vede o salvamento que o SENHOR vos dará”(2 Cr 20.17).
    Resta ao homem obedecer: “Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR teu Deus é contigo por onde quer que andares”(Js 1.9).

    Que o SENHOR tenha paciência conosco em nossas falhas e nos dê fé, coragem e valentia para cumprirmos nossa missão neste mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.