Efeito dominó

EFEITO DOMINÓ
Gênesis 34
Deus honra quem merece honra – Rm 13.7


Efeito dominó é o título escolhido para este sermão, pois os eventos descritos neste capítulo bíblico “se sucedem em cadeia, em que o resultado de um é a causa do outro; efeito cascata” (Dicio). A primeira peça que cai, a honra de Diná, provoca a derrubada das demais PEÇAS.

1. A PRIMEIRA PEÇA QUE CAI: A HONRA DE DINÁ

Depois que se reconciliou com seu irmão, Jacó viajou até Salém, armou sua tenda diante da cidade, comprou aquele terreno e ali ergueu um altar ao Senhor (Cap 33.18-20).

Tudo estava indo bem, até que Diná, a filha de Jacó, ingênua, resolveu sair sozinha de casa para ir “ver as filhas da terra” (vs 1). O príncipe Siquém a viu, tomou-a à força, a deflorou e a manteve em sua tenda. 

2. A SEGUNDA PEÇA QUE CAI: A HONRA DE SIQUÉM

Siquém não era um menino mau, o texto diz que “ele era o mais honrado de toda a casa de seu pai” (vs 19), mas perdeu a cabeça, fez besteira e por isso perdeu a sua honra de príncipe e o respeito do seu povo. Deixou de ser o mais honrado para ser o mais safado. Que tipo de rei ele seria, quando chegasse a hora de ser coroado no lugar de seu pai?

Agiu como um legítimo “filhinho de papai”, inconsequente, tomando à força o que deseja. Talvez ele sempre tenha sido assim, um “reizinho”, reinando, mas ninguém desconfiava que ele era capaz de cometer um crime tão grave.

3. A TERCEIRA PEÇA QUE CAI: A HONRA DE HAMOR

O rei Hamor era o típico pai super-protetor, que acreditava que o dinheiro podia comprar tudo, inclusive a honra daquela moça e da sua família. 

Na urgência de resolver a encrenca provocada por seu filhinho, Hamor realmente acreditou na paixão repentina de Siquém por Diná e foi procurar Jacó com ofertas de aliança, casamento e dote milionário. Por isso caiu fácil na armadilha de Simeão e Levi. Ele convenceu os homens da sua tribo a serem circuncidados de uma só vez, deixando todos eles impossibilitados de lutar nos próximos dias. O rei insensato “morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá – Pv 5:23”. Insensato e estúpido! Foi o fim da sua honra e do seu reinado.

4. A QUARTA PEÇA QUE CAI: A HONRA DE SIMEÃO E LEVI

Simeão e Levi fingiram aceitar as ofertas do rei, desde que todos os homens daquele povoado fossem circuncidados (vs 13 a 17). Três dias depois, quando eles “estavam com a mais violenta dor”, literalmente indefesos, os dois irmãos foram até eles, mataram todos os homens, inclusive o rei e o príncipe, e trouxeram Diná de volta.

Como “vingadores da honra” loucos e inconsequentes, agiram com falsidade, usaram de forma vergonhosa a Marca da Aliança de Deus com o seu povo (a circuncisão), foram absurdamente excessivos em sua vingança e moralmente reprováveis, pois saquearam a cidade, suas mulheres e seus bens. A honra deles também caiu por terra, por isso Jacó os repreendeu (vs 34). Além disso, eles colocaram em risco a vida de seu pai e do povo de Deus (vs 30).

“O filho insensato é uma desgraça para o pai” – Provérbios 19:13a.

PONTO-CRUZ (use este PC aqui)  – O que é isso?
Jesus não derramou nenhum sangue, exceto o Seu próprio sangue, e se deu a si mesmo em resgate por todos
(I Tm 2.3-6).


5. A QUINTA PEÇA QUE CAI: A HONRA DE JACÓ

Jacó diz para Simeão e Levi que o que eles fizeram o perturbou e acabou com a sua honra, pois o fará “cheirar mal entre os moradores desta terra”. Filhos assim desonram a si próprios, mas também desonram seus pais e toda a sua família. 

CONCLUSÃO

Quando Diná saiu de casa para ver as moças do povoado, será que podia imaginar o fim trágico desta história? Certamente que não! Que isso nos ensine que, quando agimos de forma ingênua ou imprudente, o efeito dominó pode acontecer. E depois que começa, não temos mais controle sobre o que virá.

E quanto a você, tem agido com sabedoria em sua vida? Ou tem amargado vários “efeito dominó”?

 

Título: Efeito dominó
Autores: Pr Ronaldo Alves Franco e Pr Luis Fernando Matoso
Site do Pastor
Data: 11/12/2020

Veja também nossos Artigos


Deixe seu comentário logo abaixo.

efeito dominó

Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé. 

 

1 Comentário em “Efeito dominó”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    Muito prático este sermão!
    Pecados sexuais são os mais difíceis de reconconciliação!”Porque o ciúme excita o furor do marido;e não terá compaixão no dia da vingança.Não se contentará com o resgate,nem aceitará presentes ainda que sejam muitos”(Pv 6.34).Em muitos casos,só a morte do ofensor acalma o desejo de vingança de quem se sente ofendido.É o caso da nossa história.
    Muitas moças crentes hoje são como Diná;querem ser independentes do pai,dos responsáveis,do namorado,etc,e acham que podem ir para qualquer lugar como se não existisse perigo.Nesses casos,estão pecando por desprezarem Deus e a Sua Palavra pois o SENHOR colocou o cabelo comprido na mulher como sinal de sua submissão ao homem,pai e/ou marido.”Portanto,deve a mulher,por causa dos anjos,trazer véu na cabeça como sinal de autoridade…E que tratando-se da mulher,é para ela uma glória?Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha”(1 Co 11.10,15).O pai ou o marido é a cobertura da filha ou esposa,proteção física e proteção espiritual contra demônios.Sozinha a mulher fica vulnerável,exposta a ações de homens malignos e exposta também a enganos de demônios.Deus não projetou a mulher para ser sozinha,independente do homem.Ele a projetou para pertencer a alguém do sexo masculino!”Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”(Gn 2.18).Não diz:”uma mulher independente”.
    Conheço casos em minha região em que a moça crente,virgem,querendo alçar vôo independente,se aventurou e foi brutalmente estuprada ou lhe deram droga na bebida e ela ficou dócil,sem reação.E também mulheres casadas que saíram para resolver ,de maneira independente do marido,sem ele saber,problemas agindo sozinhas e o resultado foi desastroso.Piorou muito mais!Até hoje problemas estão sem solução e famílias se tornaram eternas inimigas.Se tivessem obedecido à Bíblia antes…
    Nas Escrituras ,a filha virgem pertence ao pai e a esposa,ao marido.Elas são responsabilidade do homem.Igreja que não ensina isso,que diz que a mulher hoje é independente do homem,está em desobediência à Palavra.Nenhuma dessas mulheres tem autoridade divina para sairem sozinhas e resoverem problemas graves às escondidas do homem,sem o seu conhecimento.Isso é desobediência à hierarquia que Deus colocou na família.Portanto é pecado de rebeldia.E todo pecado,um atrás do outro, só resultará em tragédias,como é o caso arrolado neste sermão.Os pecados foram se sucedendo em um efeito dominó.”Um abismo chama outro abismo”(Sl 43.7a).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.