Pular para o conteúdo

DEUS NÃO TARDA NEM FALHA
Gênesis 41

Deus é pontual – Josué 21.45, II Pedro 3.9a

DEUS NÃO TARDA NEM FALHA” é o título escolhido para este sermão, pois o mesmo tem por objetivo nos ajudar a compreender que Deus não age sobre pressão humana, que o Seu tempo não é igual ao nosso tempo, que Ele tem seu próprio calendário, que não tarda nem falha, e que faz tudo segundo a Sua boa, perfeita e agradável vontade (Rm 12.2).

  • Os irmãos de José o jogaram numa cova e o venderam como escravo >>> Deus o colocou como administrador da casa de Potifar.
  • A mulher de Potifar o acusou falsamente e ele foi parar na prisão >>> Deus o colocou como administrador da prisão.
  • Deus estava preparando José para o próximo e glorioso passo >>> Administrar a casa de Faraó, com apenas 30 anos de idade.

Não antes dos 30 anos, por que era inexperiente demais. Não muito depois dos 30, senão sua alma ficaria amargurada.
Tudo na hora certa. No tempo de Deus. O tempo de Deus é perfeito. Deus não tarda nem falha.

Veja o perfeito sequenciamento das CENAS desta incrível história:


1) FARAÓ TEM SONHOS PERTURBADORES (vs 1 a 8)

Dois anos depois que o copeiro-mor saiu da prisão, o Faraó teve 2 sonhos esquisitos e ficou perturbado.

Naquela época [todos] os sonhos eram entendidos como avisos divinos, mas precisavam ser interpretados.

No castelo havia muitos advinhadores e sábios, mas ninguém conseguia interpretar os sonhos do Faraó.

Apesar de viverem disso, é interessante notar que todos eles ficaram confusos e nem tentarem fazer interpretações.

Certamente, Deus já estava agindo, para abrir as portas do Egito para José, tanto nos sonhos do Faraó quanto no fracasso e no “travamento” dos seus advinhadores e sábios.


2) O COPEIRO-MOR SE LEMBRA DE JOSÉ (vs 9 a 13)

Veja que coisa incrível, o copeiro-mor ainda era o mesmo que ficou na cadeia com José, e tinha acesso ao rei todos os dias.

Apesar de ter-se esquecido completamente de José por 2 anos (Gênesis 40), “de repente” ele se lembra do jovem hebreu que interpreta sonhos. Eu creio que foi o Espírito do Senhor que o fez se envergonhar da sua ofensa contra José e se lembrar dele.

Não antes nem depois, mas exatamente na hora certa, no momento certo, do jeito certo.


3) FARAÓ MANDA CHAMAR JOSÉ (vs 14 a 36)

A audiência com Faraó, em resumo, foi assim:

  • Imediatamente, José ganha liberdade, banho, barba feita e roupas novas.
  • Em sua primeira fala, dá um extraordinário exemplo de humildade: “E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim…” (vs 15 e 16a).
  • Não se intimida diante do rei e testemunha da sua fé no Deus Todo Poderoso: “Deus dará resposta de paz a Faraó” (vs 16b).
  • José ouve atentamente o relato dos sonhos de Faraó (vs 17 a 24).
  • E coloca o seu dom de interpretação à serviço de Deus, de Faraó e da humanidade (vs 25 a 31).

  • PONTO-CRUZ (use este PC aqui)  – O que é isso?
    De modo parecido, Jesus colocou não só os seus dons, mas todo o seu ser a serviço de Deus e da humanidade, morrendo em nosso lugar para nos livrar da morte (Gálatas 1.3-5). 

E dá sábios conselhos a Faraó:

  • Coloque um homem entendido sobre a terra do Egito para administrar a segurança alimentar deste país. Veja a humildade de José, ele não se apresentou como candidato à este cargo. Creio que isso nem lhe passou pela cabeça. Ele não era de tirar vantagem do dom que Deus lhe deu (vs 33 a 36).
  • Guarde 20% de toda a produção de alimentos dos próximos sete anos (os chamados “anos das vacas gordas”) (vs 34).
  • E alerta que Deus tem pressa (vs 32).

4) FARAÓ ELEVA JOSÉ À MAIS ALTA POSIÇÃO EM SEU REINO (vs 37 a 46)
  • A interpretação de José agradou a Faraó e a todos os sábios e advinhos do castelo (vs 37).
  • Faraó testemunhou de José: “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. (vs 38 e 39)
  • O colocou como governante de todo o Egito, abaixo somente do rei (vs 40 e 41).
  • Deu-lhe o seu anel real e o fez vestir roupas de linho fino e colocou um colar de ouro em seu pescoço (vs 42).
  • Subiu José em seu segundo carro mais importante e mandou levá-lo diante do povo para ser reconhecido (vs 43 e 44).
  • Deu-lhe uma esposa (ôh, glória… kkk) (vs 45), com quem ele teve dois filhos: Manassés e Efraim (vs 50 a 52).
  • E José viajou por toda a terra para a conhecer e começar o seu ministério de segurança alimentar do Egito (vs 45).

Aos 30 anos de idade, um jovem hebreu, vendido como escravo, preso injustamente, sai da cadeia para se tornar o segundo homem mais forte do Egito, abaixo apenas do Faraó. Incrível. Deus não tarda nem falha. (vs 46)


5) DEUS CONFIRMA AS PALAVRAS DE JOSÉ E FORTALECE A SUA POSIÇÃO NO EGITO (vs 47 a 57)
  • Os primeiros sete anos foram de fartura e José ajuntou tanto trigo que não tinha mais como contar (vs 47 a 49).
  • O agir de Deus cura e enche de gratidão o coração de José:
    “Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai” (vs 51).
    “Deus me fez crescer na terra da minha aflição” (vs 52).
  • Os anos seguintes foram de muita fome na terra (vs 53 e 54).
  • O povo vai a Faraó atrás de alimento, mas o rei reforça ainda mais a autoridade de José (vs 55 e 56).

CONCLUSÃO

Certamente para José aqueles quase 10 anos que passou preso foram uma eternidade, mas ele era um jovem de muita fé e dedicação a Deus.

Em nenhum momento vemos José murmurando contra Deus ou reclamando da situação. Esperou com paciência no Senhor, pois sabia que Deus não tarda nem falha.

E quanto a você, também acredita que Deus não tarda nem falha?

 

Título: Deus não tarda nem falha
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 18/01/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.


Veja também nossos Artigos

Deus não tarda nem falha

Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor. Enquanto houver desespero, a esperança.  Portanto, que eu leve o amor. Por isso, paz.

2 comentários em “Deus não tarda nem falha”

  1. O homem não entende o agir de Deus em numerosas ocasiões.Queremos tudo imediatamente.Mas quando Deus age,fica a sensação de paz e tranquilidade,uma convicção interior de que era o melhor que podia ter acontecido.Deus é soberano e nada do que Ele faz é fora do tempo,desajustado,antecipado ou tardio.
    O verso 45 nos diz que Faraó deu uma esposa gentia para José.Isso é tipo da esposa gentílica,a Igreja, que está sendo dada,formada e desenvolvida para Jesus.Seus filhos,Manassés que significa ‘quem faz esquecer ou esquecimento’ e Efraim,’fértil ou fecundidade’,nos dá a ideia de que a Igreja é esquecida neste mundo mau mas que ela está destinada a ocupar o mais alto cargo das criaturas de Deus,o Altíssimo,uma cargo mais alto,mais elevado do que tinha Lúcifer antes de sua queda.”Fizeste-o,no entanto,por um pouco,menor do que Deus,e de glória e honra o coroaste”(Sl 8.5).
    Assim como José não estava pronto no início e teve de passar pelo que passou,assim também a Igreja está sendo formada e moldada para o grande final.Ela tem muito ainda que crescer em números e em maturidade e espiritualidade.Faltam ainda os que ainda serão acrescentados a ela e falta ainda crescer em nível de consciência do que é e para que está sendo preparada.
    Há quem afirme que o universo moral é aquele em que a lei do amor ágape é suprema e que a Igreja jamais atingirá essa perfeição,esse amor,se antes não passar pelos sofrimentos e tribulações neste mundo.
    Satanás usa os sofrimentos e outros males para tentar destruir a Igreja mas Deus usa essas mesmas coisas para ir tornando a Igreja apta para o mais elevado posto que ocupará,ficando abaixo somente do próprio Deus.
    É um processo que não temos como contestar o SENHOR pois sabemos que Ele não falha,não se atrasa nem se adianta mas sabe o que fazer em cada hora,em cada acontecimento,visando Seu plano maravilhoso.
    Assim como Ele desenvolveu José,o SENHOR está desenvolvendo a Igreja,a noiva do Cordeiro,Seu Filho.
    “Ó profundidade da riqueza,tanto da sabedoria,como do conhecimento de Deus!Quão insondáveis são os Seus juízos e quão inescrutáveis os Seus caminhos”(Rm 11.33).”Ao Rei eterno,imortal,invisível,Deus único,honra e glória pelos séculos dos séculos.Amém”(1 Tm 1.17)..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.