Como refletir a glória de Deus

 

COMO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS (O Tabernáculo)

Êxodo 25.8-9, 40


COMO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS” é um bom título para este esboço de sermão, pois nos ajuda e entender e a aplicar o significado dos detalhes do Tabernáculo.

Pano de Fundo Histórico: Deus manda construir um Tabernáculo ambulante, que viajaria junto com o Seu povo até à terra prometida. Por que? Para refletir a glória de Deus durante a jornada.

O Apóstolo João nos diz que Jesus é a glória de Deus (João 1.14). A cada aspecto do Tabernáculo pode ser atribuído um significado relacionado à Cristo e à Sua obra. Estes ASPECTOS podem e devem ser refletidos todos os dias da nossa vida.

 

1º ASPECTO: NO ÁTRIO (NO LADO DE FORA)

1.1 – O ALTAR DO HOLOCAUSTO

O Altar do Holocausto ficava do lado de fora do Tabernáculo, onde eram feitos os sacrifícios.

Ele aponta para Gólgota (também do lado de fora), para a morte sacrificial de Cristo. Ele morreu por mim e eu estou crucificado com Ele. “Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim” (Gl 2.19b-20a).

Significado: Amo a Cristo, por isso Ele vive em mim.


1.2 – A BACIA DE BRONZE

Os sacerdotes se espelhavam e se lavavam nesta bacia de bronze.

Isso aponta para a lavagem de água pela Palavra: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus (1 Co 6.11). “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”(Ef 5.26).

Significado: Guardo a tua Palavra.

 

2º ASPECTO: NO LUGAR SANTO (DENTRO DA TENDA)

2.1 – A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO

Nesta mesa, os pães tinham de estar sempre frescos.

Isto aponta para a vida do crente, em contínua santificação e renovação: “…sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação”(2 Co1.7b). “…e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com Ele na sua morte” (Fp 3.10b). “Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos alegreis exultando” (1 Pe 4.13).

Significado: Santificação, apesar dos sofrimentos.


2.2 – O CANDELABRO DE SETE BRAÇOS

Os sacerdotes tinham sempre de acrescentar azeite, pois a luz do candelabro não podia se apagar.

Isso aponta para Cristo, a luz do mundo, que nunca se apaga. Jesus é a luz do mundo: “Eu sou a luz do mundo;  quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”(Jo 8.12).


Significado: O crente reflete para o mundo a luz que é Cristo. “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14a).

 

2.3 – O ALTAR DE OURO DO INCENSO

O incenso queimado em aroma agradável a Deus aponta para a intercessão contínua de Jesus a nosso favor, pois Ele é nosso Sumo Sacerdote.

“Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1). “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito…” (Ef 6.18a). “Orai sem cessar”(1 Ts 5.17).

Significado: Orações ininterruptas do crente.

 

3º ASPECTO: NO SANTO DOS SANTOS (LUGAR RESERVADO)

3.1 – O PROPICIATÓRIO COM O SANGUE ESPARGIDO

Chamado também de o trono da graça. Aponta para o sangue o Senhor Jesus, que nos reconciliou com Deus. A presença do Cordeiro de Deus.

“Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”(Mt 28.20b).

Significado: A presença de Cristo em nós.

 

3.2 – A ARCA DA ALIANÇA

Aponta para a presença de Deus na nuvem de glória que repousa sobre ela.

Aponta para a presença de Cristo, hoje, em nós, a glória de Deus.

Significado: A presença de Jesus Cristo e do Pai através do Espírito Santo em mim. “Cristo em vós, a esperança da glória”(Cl 1.27).

 

CONCLUSÃO

Todos os aspectos do tabernáculo apontam para Cristo e para a Sua obra em nosso favor. Cada aspecto tem um significado especial para os cristãos.

Se entendermos e aplicarmos estes significados em nossas vidas, estaremos refletindo a glória de Deus, em Cristo Jesus:

  • Amo a Cristo, por isso Ele vive em mim.
  • Guardo a tua Palavra.
  • Santificação, apesar dos sofrimentos.
  • O crente reflete para o mundo a luz que é Cristo. “Vós sois a luz do mundo”(Mt 5.14a).
  • Orações ininterruptas do crente.
  • A presença de Cristo em nós.
  • A presença de Jesus Cristo e do Pai através do Espírito Santo em mim. “Cristo em vós, a esperança da glória”(Cl 1.27).

E quanto a você, tem refletido a glória de Deus?

 

Título: Como refletir a glória de Deus
Autor: Pregador Sidney Balut
Data: 19/09/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.


Veja também nossos demais esboços: Esboços

Como refletir a glória de Deus

Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor.  Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor.  Antes de mais nada. Enfim, paz.

1 Comentário em “Como refletir a glória de Deus”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    O ser humano tem a tendência de criar religiões adaptadas às suas próprias necessidades materiais ou não e às suas expectativas. O Tabernáculo veio para mostrar, dentre outras coisas, que a religião verdadeira tem de ser moldada segundo a natureza e vontade de Deus.

    O SENHOR começa a ordem para a construção do Tabernáculo de dentro para fora. Ele começa do ‘invisível’ (o interior do tabernáculo) para o que é externo e visível, significando com isso que nossa adoração deve começar no nosso interior para depois ser notada externamente.

    Tudo começa pela fé! Até mesmo os santos do Antigo Testamento tinham de viver pela fé (Hb 11).

    O caminho de uma pessoa temente a Deus não é fácil pois esse caminho é marcado por armadilhas, provações, tentações, dificuldades, oposições e perseguições. Mesmo assim, o SENHOR nos incentiva a continuarmos a fim de refletirmos a glória de Deus em nossas vidas.

    O segredo é seguirmos os passos do tabernáculo com nossas vidas e chegarmos ao Santo dos Santos na presença de Deus.”Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.