Pular para o conteúdo

CHAMADO OU EMPOLGADO? (Parte 1)
Êxodo 2.11-22

O Deus que chama – Rm 8.28


“CHAMADO OU EMPOLGADO?”
(Parte 1) foi o título escolhido para este sermão em razão da péssima entrada de Moisés na história da libertação de Israel.

Ao longo dos séculos muitas pessoas se disseram chamadas por Deus para uma missão especial, mas, a maioria não tinha chamado algum. Eram apenas pessoas “empolgadas” que, infelizmente, cometeram muitos erros graves, alguns deles até fatais.

Pano de Fundo Histórico: Como vimos no sermão anterior, o menino Moisés foi salvo da morte, acabou sendo adotado pela princesa, foi criado e amamentado pela própria mãe, que era uma escrava, e, de repente, aparece em cena bancando o libertador de Israel, mas fazendo tudo errado. O que será que aconteceu? Moisés tinha mesmo um chamado especial para liderar o povo de Deus ou era apenas um homem empolgado? Vejamos as CARACTERÍSTICAS de Moisés que nos mostram que — neste ponto da história — ele ainda não tinha um chamado.


1. DIVIDIDO

Moisés era um homem dividido, meio egípcio, meio hebreu, vivia “tentando remar duas canoa ao mesmo tempo”.

2. INGÊNUO

As ideias de Moisés como libertador provavelmente foram inculcadas nele por sua mãe e/ou por sua família e amigos. Deus ainda não havia falado com ele.

3. ILUDIDO

Ele ainda não tinha tido uma experiência real com Deus, não sabia nada do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, nem tinha sido efetivamente chamado por Ele.

4. INCONSEQUENTE

Para tentar aliviar o sofrimento do seu povo, resolver bancar o herói e acabou assassinando um egípcio.

5. CARNAL

Tentou fazer a obra de Deus na força do próprio braço (vs 11 e 12). “Usou as ferramentas do diabo para tentar fazer a obra de Deus”.

6. SEM AUTORIDADE DIVINA

No dia seguinte, ao tentar bancar “o pacificador”, foi rejeitado e confrontado pelo seu próprio povo. (vs 13 e 14)

7. INEXPERIENTE

Quando a situação ficou feia, ele fugiu para o mais longe que pode (vs 15 a 22).

PONTO-CRUZ (use este PC aqui)  – O que é isso?
Mesmo diante do sofrimento da morte, e morte de cruz, Cristo não fugiu, não tentou escapar, nem aceitou ser dopado para poder suportar a dor. Por amor a nós (Mt 27.34).

CONCLUSÃO

Moisés fez tudo errado no início, pois era apenas homem empolgado. Mais tarde, depois de receber o chamado de Deus, virá se tornar um dos personagens mais importantes da história da humanidade, especialmente para os judeus, cristãos e muçulmanos.

Todos os salvos têm um chamado para a salvação, mas somente alguns têm um chamado especial para liderar o povo de Deus. Quem não tem este chamado especial e tenta liderar, é apenas um empolgado e, certamente, cometerá muitos erros, colocará a sua própria vida e a vida dos outros em grandes dificuldades.

E quanto à você, qual é o seu chamado?



Título: Chamado ou empolgado? (Parte 1)
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 10/04/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos Artigos

chamado ou empolgado?

Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor.  Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor. Enquanto houver desespero, a esperança. Portanto, que eu leve o amor.  Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Enquanto houver desespero, a esperança. Portanto, que eu leve o amor.  Enquanto houver desespero, a esperança. Portanto.

 

 

3 comentários em “Chamado ou empolgado? (Parte 1)”

  1. Paz do Senhor.
    Por meio desta nota, parabenizo vcs por esta bênção em forma de esboços, Deus abençoe pelo site do pastor. Com.br
    Estou feliz e satisfeito, aprendendo e quero com temor e tremor passar adiante, tds devem CRESCER NA GRAÇA E CONHECIMENTO de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  2. Sidney Ribeiro Balut

    Muitas vezes,o SENHOR Deus deixa o homem fazer as coisas por sua própria conta,do ‘seu jeito’ e aí,é claro,tudo dá errado.Então,Deus entra em cena e as coisas acontecem maravilhosamente.Deus não erra!Tudo fica perfeito!”Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente;nada se lhe pode acrescentar,e nada tirar;e isto faz Deus para que os homens temam diante dEle”(Ec 3.14).

    Deus há de conseguir os Seus propósitos pelo Seu poder em nossas vidas.A obra de Deus nunca será realizada nas nossas próprias forças porque isso significaria desastre e também puxar a glória para nós!Ela será feita no poder de Deus que usará o que nós tivermos_aptidões,limitações,defeitos,disponibilidades e até fraquezas_conforme a vontade divina.

    “Não por força nem por poder,mas pelo meu Espírito,diz o SENHOR dos Exércitos”(Zc 4.6b).Fazemos a obra de Deus pela energia que vem de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.