Pular para o conteúdo

 A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA
Ezequiel Capítulo 18

“A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA!”, sem dúvida, mas, porque será que acreditamos em certas mentiras? Por exemplo, há uma propaganda de perfume que insiste em incutir em nossas mentes a seguinte ideia: “A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!” 
.
Antes de tudo, pela nossa experiência de vida, sabemos que isso é mentira, mas, a gente sempre acaba comprando o perfume e, pior ainda, “compramos” também a ideia mentirosa. E a “vendemos” para nossos filhos, amigos e parentes, especialmente quando queremos que eles se vistam bem para um encontro importante ou para uma entrevista de emprego.
.
Mas o fato é que esta frase é uma grande mentira. Quer conferir comigo?
.
– Levantem a mão direita todos aqueles que um dia conheceram uma pessoa maravilhosa, mas, depois de a conhecer melhor, decepcionou-se com tal pessoa! Podem baixar as mãos.
.
– Agora levantem a mão direita aqueles que um dia “não foram com a cara” de uma pessoa quando a conheceram, mas depois, com a convivência, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que não era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, são até amigos! Podem baixar as mãos! Obrigado.
.
Viu? Eu não disse que essa ideia sobre a primeira impressão é uma tremenda mentira?
.
Porém, a primeira impressão é muito importante, especialmente para quem tem um encontro ou uma entrevista de emprego, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA!
.
Este maravilhoso Capítulo do Livro do Profeta Ezequiel ajuda-nos a quebrar alguns preconceitos inúteis:

1. Cada pessoa responde diante de Deus somente por si

“Deus pergunta: – Qual é a de vocês? Porque vocês ficam dizendo que vocês estão sofrendo por causa dos pecados dos seus pais? Nunca mais digam isso! A alma do pai é minha, a alma do filho também é minha. A alma que pecar, essa morrerá” (paráfrase dos versos 1 a 4).

.
2. Um homem bom pode ter a infelicidade de ter um filho ladrão e assassino

Não julgue o pai pelos erros de seus filhos. Veja o que diz Ezequiel:

“Se um homem justo… gerar um filho ladrão, derramador de sangue… (não responderá pelo filho)” (versos 5 a 13).

.
3. Um ladrão e assassino pode gerar um filho justo

Não julgue os filhos de um bandido pelos atos de seu pai.

    “… o filho não morrerá pela iniquidade de seu pai” (versos 14 a 18).

.
4. O perverso pode se converter

Em outras palavras, não julgue o perverso que se converteu, como se isso não fosse possível.

Todavia, ninguém está autorizado a cometer perversidades, mas, se de fato, vier a se arrepender Deus promete perdoar seus pecados “… e de todas as iniquidades que cometeu não haverá lembrança contra ele” (versos 21 a 23). 

.
5. O justo que “virar a cabeça” cairá em desgraça

Mesmo que tenha sido bom e justo toda a vida, se alguém virar a cabeça “… de todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória” (verso 24).

Então, é verdade ou não é que é A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA?
Resumindo, Deus julgará cada um segundo os seus caminhos e nos faz um convite apaixonado, maravilhoso, irrecusável:

“Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. PORTANTO, CONVERTEI-VOS E VIVEI” (versos 30 a 32).

.
CONCLUSÃO

Acima de tudo, devemos amar a verdade. Não importa o que as mídias dizem, a Palavra de Deus sempre nos ensina o que é correto.

.

Título: A última impressão é a que fica
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 22/09/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

A última impressão é a que fica

Antes de tudo, a verdade.

23 comentários em “A última impressão é a que fica”

  1. “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento ao simples”(Salmo 119.130).Quem presta atenção ao texto bíblico tem um guia seguro para o céu.

    Versos 1-4__Deus não é injusto,Ele julga cada pessoa individualmente.Filhos perversos de pais justos sofrem juízo divino,apesar dos pais serem piedosos.Quando as pessoas culpam seus ancestrais(pais,avós,bisavós,etc) pelos castigos que estão sofrendo ,isso se constitui uma forma hipócrita de se declarar justo diante de Deus ,o que agrava o pecado pois automaticamente está-se acusando Deus de injustiça.

    Versos 5-9__Como o homem viverá diante de Deus?Esforçando-se em não pecar e viver em retidão perante o SENHOR.

    O princípio da justiça imputada de Deus quanto ao pecado da raça humana está revelado em Rm 3.21-26.Embora sejamos justificados pela graça pela fé em Jesus Cristo,nossas ações têm consequências perante Deus,passíveis de bençãos ou punições.

    Sabemos,porém,que a verdadeira fé produz boas obras.Aqui entra o título do sermão:alguém pode ter tido uma péssima impressão de uma pessoa quando era ímpia mas ,depois de ver sua conversão e sua mudança de vida,terá uma boa impressão dela.A última impressão é a que fica!

    Versos 10-13__A Bíblia,como aqui,contém muitas regras de boa conduta.A alma do justo,do homem piedoso,quanto mais obedece às regras bíblicas,mais se eleva em direção ao Alto,ao Sublime,a nível que Deus deseja.E a alma do injusto,quanto mais desobedece e despreza as regras bíblicas,mais se afunda na lama do pecado,da corrupção moral,e vai para baixo,em direção contrária a Deus.

    Versos 14-18__Cada um é responsável pelos seus próprios atos e não há transmissão de pureza ,virtude,piedade ou santidade de uma pessoa para outra.

    Na história dos reis de Judá,por exemplo,lemos sobre reis justos(Ezequias,Josias) cujos ascendentes e descendentes foram injustos(Acaz,Manassés,Amom,Joacaz).

    Verso 20__Este verso não contradiz Ex 20.5 que fala em punir até a terceira e quarta geração e abençoar até mil gerações.Lá está escrito:”Daqueles que me aborrecem “(v. 5) e no verso 6:”Daqueles que me amam”.Não há contradição com Ez 18.20!Sabemos ,pela experiência,que muitas vezes os filhos costumam sentir os efeitos dos erros dos pais como,o pai que bebe muito,mas isso não significa que os filhos estão pagando pelos pecados dos pais.

    O verso 20 nos afirma que cada indivíduo é responsável por seus próprios atos.Sabemos por outras partes da Bíblia que a salvação é algo inteiramente pessoal.

    Agora,se os descendentes continuarem na teimosia dos pecados dos pais sofrerão juízo mas se os descendentes se arrependerem e se converterem e passarem a amar a Deus,serão abençoados.

    Dt 24.16 confirma isso.Os pais educam e exercem influência sobre os filhos mas cada geração é responsável pela decisão de qual caminho seguirá:piedade e fidelidade a Deus ou rebeldia e vontade própria contra o SENHOR.Isso vale individualmente também.Deus julgará cada um segundo suas responsabilidades individuais.

    Neste capítulo 18 aprendemos que Deus age de acordo com nossa conduta:”Não vos enganeis:de Deus não se zomba;pois aquilo que o homem semear,isso também ceifará”(Gl 6.7).

    Também aprendemos que a situação moral,espiritual de uma pessoa não é moldada pelos seus genes nem pela educação recebida(pois se fosse o homem teria desculpas perante Deus).Ninguém é salvo pela religiosidade dos outros.A responsabilidade é individual.

    E se uma pessoa que já ama a Deus aumentar o seu amor ao SENHOR ou se um ímpio se converter,a última impressão é a que ficará!

  2. azarias coelho de lemos

    Olá gostei bastante desta mensagem, ela trouxa bastante ensino para mim esclarecendo bem o assunto. Muito Grato Pastor

  3. Tens me edificado. As mensagens.deus continue abençoando sua vida e família. Em nome de Jesus Cristo. Com sua permissão irei usar alguns esboços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.