Pular para o conteúdo

UM DIAGNÓSTICO PERFEITO EM 3 SEGUNDOS
Efésios 2.1-10


UM DIAGNÓSTICO PERFEITO EM 3 SEGUNDOS é o título desta mensagem evangelística baseada no livro de Efésios. É um título chamativo, pois faz um inteligente jogo de palavras que chama a atenção das pessoas: Ao ler (ou ouvir) o título, tendemos a pensar nos segundos do relógio, mas, na verdade, o texto bíblico usa a palavra segundo no sentido de “de acordo com”.

Vejamos estes SEGUNDOS (de acordo com) a que a Bíblia se refere.

1º “SEGUNDO”:  AQUELES QUE ANDAM SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO – vs 2.

O homem é pecador por natureza, isto é, ele não precisa de ajuda para pecar, no entanto, é inegável a influência maligna da sociedade sobre ele por meio da televisão, rádio, internet, cinema, amigos, pessoas, lugares, filosofias etc., que o faz pecar muito mais do que faria sozinho, sem tantos estímulos à sensualidade, imoralidade, egoísmo, ódio, inveja, preconceito, vingança, homicídio, corrupção, guerra, mentira, vícios etc.

É a mesma coisa que empurrar um caminhão sem freio ladeira abaixo. Literalmente, ele anda segundo o curso deste mundo.

Por isso a Bíblia diz que estão mortos em seus delitos e pecados aqueles que andam segundo o curso deste mundo. E qual é o curso deste mundo? É o curso do pecado, da rebeldia e da inimizade contra Deus. I João 5.19: “O mundo jaz no maligno”.

2º “SEGUNDO”:  AQUELES QUE ANDAM SEGUNDO O PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR – vs 2.

O homem é pecador por natureza, isto é, ele não precisa de ajuda para pecar, no entanto, é inegável a influência maligna de Satanás sobre ele (na opressão e na tentação para a sensualidade, imoralidade, egoísmo, ódio, inveja, preconceito, vingança, homicídio, corrupção, guerra, mentira, vícios etc.), que o faz pecar muito mais do que faria sozinho. Estão mortos em seus delitos e pecados aqueles que andam segundo as tentações de Satanás.

Foi o que aconteceu com Ananias (marido de Safira), conforme relato de Atos 5.3: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?”.

3º “SEGUNDO”:  AQUELES QUE ANDAM SEGUNDO OS DESEJOS DA CARNE – vs 3.

O homem é pecador por natureza, isto é, ele não precisa de ajuda para pecar, no entanto, é inegável a influência dos desejos da sua própria carne sobre ele (sensualidade, imoralidade, egoísmo, ódio, inveja, preconceito, vingança, homicídio, corrupção, guerra, mentira, vícios etc.), que o faz pecar muito mais do que a sua própria consciência gostaria. Estão mortos em seus delitos e pecados aqueles que andam segundo seus próprios desejos da carne.

Tiago 1.14: “Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”.

CONCLUSÃO

É, o diagnóstico é perfeito: o homem natural está mesmo morto em seus delitos e pecados. Arrastado pelo mundo, por Satanás e pelos desejos de sua própria carne, perdido está, sem esperança. O único remédio é Jesus, que nos deu vida, estando nós mortos. 

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (vs 4-8)


Deus seja louvado!


Título: Um diagnóstico perfeito em 3 segundos

Auto: Pr Ronaldo Franco.
Data: 03/06/2007

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Um diagnóstico perfeito em 3 segundos

Um diagnóstico perfeito em 3 segundos

Um diagnóstico perfeito em 3 segundos

Igualmente; Ao contrário; Constantemente; Depois que; Desde que;