Trocando de deus

Trocando de Deus

TROCANDO DE DEUS

Jeremias 2.10-13
“Vão até a ilha de Chipre, no Oeste, e vejam; mandem alguém a Quedar, no Leste, e prestem bastante atenção, pois uma coisa como esta nunca aconteceu antes. Nenhuma outra nação trocou os seus deuses por outros que nem eram deuses de verdade. Mas o meu povo me trocou, trocou a mim, o seu Deus glorioso, por deuses que não podem ajudá-los. Por isso, eu, o SENHOR, vou mandar que o céu trema de horror e que fique cheio de pavor e de espanto. O meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a mim, a fonte de água fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a água da chuva”.

Propósito Geral: Consagratório.
Tema do Sermão: Trocar o Deus verdadeiro por “deuses” falsos é uma decisão estúpida.

Ideia Central do Sermão:
TROCAR O ÚNICO DEUS VERDADEIRO POR DEUSES FALSOS
É A MAIOR ESTUPIDEZ QUE ALGUÉM PODE FAZER.

Frase de Efeito: .

Frase de Transição: Essa troca é tão estúpida que desencadeou uma série de REAÇÕES DIVINAS:


Primeira reação divina registrada no texto: DEUS FICOU ESPANTADO – vs 10 e 11.
Se é raro vermos um torcedor trocar de time, imagine, então, o espanto que deve nos causar ver pessoas trocando de Deus.

Há uma frase irônica que diz: “O que aquele sujeito fez (ou faz) coisas que até Deus duvida”. Sabemos, na verdade, que nada pode surpreender a Deus, mas, expressando-se em linguagem humana (antropomórfica), o texto bíblico em questão apresenta o sentimento divino mais ou menos nestes termos:
“Ei, venham ver que coisa inédita: Nenhuma outra nação trocou os seus deuses [falsos] por outros [falsos]… mas o meu povo me trocou por deuses [falsos] que não podem ajudá-los”.

Deus nos criou para o surpreendermos positivamente, mas o pecado só nos faz surpreendê-lo com coisas negativas.
É, parece que a estupidez humana não tem mesmo limites!


Segunda reação divina registrada no texto: DEUS FICOU IRADO – vs 12.
Ao mandar que “o céu trema”, Deus demonstra todo o seu descontentamento com a atitude estúpida do seu povo.

Deus jamais obrigará o homem a mudar suas escolhas, mas tem poder para fazer com que o “nosso” céu fique escuro, para que vejamos que certas escolhas não são boas.


Terceira reação divina registrada no texto: DEUS FICOU “DESOLADO” – vs 13.

Tal como um pai fica desolado ao ver seus filhos tomando decisões erradas, sem nada poder fazer, Deus, por haver concedido (e respeitar o livre-arbítrio), também fica “desolado” ao ver seus filhos trocando verdade por mentira, realidade por ilusão, santidade por pecado, fonte de água fresca por cisterna rachada.

Conclusão
Trocar o Deus único e verdadeiro por “deuses” faltos é de uma estupidez tão grande que até o próprio Deus fica espantado, irado e desolado.

Nota: Convém a cada pregador que for se utilizar deste esboço, explicitar para seus ouvintes quais “deuses” falsos modernos têm tomado o lugar de Deus em seus corações (ex.: dinheiro, carreira, time de futebol, prazer etc.)

Autoria: Pr Franco
Data: 02.11.2013

Deus seja louvado!

Site do Pastor, Trocando de Deus, site do Pastor, Trocando de Deus, site do Pastor, Trocando de Deus, site do Pastor, Trocando de Deus,, Trocando de Deus