Trocando de deus

TROCANDO DE DEUS
Jeremias 2.10-13
“Vão até a ilha de Chipre, no Oeste, e vejam; mandem alguém a Quedar, no Leste, e prestem bastante atenção, pois uma coisa como esta nunca aconteceu antes. Nenhuma outra nação trocou os seus deuses por outros que nem eram deuses de verdade. Mas o meu povo me trocou, trocou a mim, o seu Deus glorioso, por deuses que não podem ajudá-los. Por isso, eu, o SENHOR, vou mandar que o céu trema de horror e que fique cheio de pavor e de espanto. O meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a mim, a fonte de água fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a água da chuva”.

Propósito Geral: Consagratório.
Tema do Sermão: Trocar o Deus verdadeiro por “deuses” falsos é uma decisão estúpida.

Ideia Central do Sermão:
TROCAR O ÚNICO DEUS VERDADEIRO POR DEUSES FALSOS
É A MAIOR ESTUPIDEZ QUE ALGUÉM PODE FAZER.

Frase de Efeito: .

Frase de Transição: Essa troca é tão estúpida que desencadeou uma série de REAÇÕES DIVINAS:


Primeira reação divina registrada no texto: DEUS FICOU ESPANTADO – vs 10 e 11.
Se é raro vermos um torcedor trocar de time, imagine, então, o espanto que deve nos causar ver pessoas trocando de Deus.

Há uma frase irônica que diz: “O que aquele sujeito fez (ou faz) coisas que até Deus duvida”. Sabemos, na verdade, que nada pode surpreender a Deus, mas, expressando-se em linguagem humana (antropomórfica), o texto bíblico em questão apresenta o sentimento divino mais ou menos nestes termos:
“Ei, venham ver que coisa inédita: Nenhuma outra nação trocou os seus deuses [falsos] por outros [falsos]… mas o meu povo me trocou por deuses [falsos] que não podem ajudá-los”.

Deus nos criou para o surpreendermos positivamente, mas o pecado só nos faz surpreendê-lo com coisas negativas.
É, parece que a estupidez humana não tem mesmo limites!


Segunda reação divina registrada no texto: DEUS FICOU IRADO – vs 12.
Ao mandar que “o céu trema”, Deus demonstra todo o seu descontentamento com a atitude estúpida do seu povo.

Deus jamais obrigará o homem a mudar suas escolhas, mas tem poder para fazer com que o “nosso” céu fique escuro, para que vejamos que certas escolhas não são boas.


Terceira reação divina registrada no texto: DEUS FICOU “DESOLADO” – vs 13.

Tal como um pai fica desolado ao ver seus filhos tomando decisões erradas, sem nada poder fazer, Deus, por haver concedido (e respeitar o livre-arbítrio), também fica “desolado” ao ver seus filhos trocando verdade por mentira, realidade por ilusão, santidade por pecado, fonte de água fresca por cisterna rachada.

Conclusão
Trocar o Deus único e verdadeiro por “deuses” faltos é de uma estupidez tão grande que até o próprio Deus fica espantado, irado e desolado.

Nota: Convém a cada pregador que for se utilizar deste esboço, explicitar para seus ouvintes quais “deuses” falsos modernos têm tomado o lugar de Deus em seus corações (ex.: dinheiro, carreira, time de futebol, prazer etc.)

Autoria: Pr Franco
Data: 02.11.2013

Deus seja louvado!