Salmo 36 – Impiedade versus Santidade

salmo 36

SALMO 36, IMPIEDADE VERSUS SANTIDADE

A impiedade, por si só, já é um desastre, mas, quando comparada à santidade de Deus, torna-se ainda mais terrível. É exatamente esse o propósito do Salmo 36: comparar estas duas realidades, a fim de nos afastar da impiedade e aproximar-nos ainda mais do nosso Senhor.

“Quanto mais forte a luz, mais delimitadas ficam as sombras”.

I. CARACTERÍSTICAS DA IMPIEDADE
a. O ímpio não tem temor do Senhor (vs. 1).
b) O ímpio é orgulhoso. Ele não enxerga o quão ímpio é (vs. 2).
c) O ímpio é desonesto e fraudulento (vs. 3).
d) O ímpio trama conspirações pecaminosas (vs. 4).

II. CARACTERÍSTICAS DA SANTIDADE DE DEUS
a) Amor infalível (vs. 5 e 7).
b) Fidelidade (vs. 5).
c) Retidão (vs. 6).
d) Justiça (vs. 6).
e) Providência e proteção (vs. 6, 8, 10, 11 e 12).
f) Bondade. Deus provê vida e luz ao justo (vs. 9).

Conclusão
Por meio da explicação do Salmo 36, que compara as trevas da impiedade com a luz da presença de Deus, espera-se que o homem escolha andar na luz.

 

Fonte: Esboço na Bíblia em Esboços, Salmo 36.

O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos, reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado, Bíblia online, clip-art evangélico, dicionario bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis e mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo.

Em seu conteúdo — totalmente categorizado — você irá encontrar:
Temas Gerais, tais como: Ânimo, Atrevimento, Auto Estima, Código da Bíblia, Código da Vinci, Compaixão, Companheirismo, Conformismo, Desprendimento, Egoismo, Empatia, Ganância, Gratidão, Histórias, Inveja, Mansidão, Murmuração, Quebra de Maldição, Vingança, Ops, etc.

Temas Teológicos, tais como: Adoração, Batalha Espiritual, Boas-obras, Consagração, Crescimento espiritual, Crucificação, Cruz de Cristo, Cura divina, Devocional, Discipulado, Dons espirituais, Imposição de Mãos, Ilustrações evangélicas, Intercessão, Juízo Final, Livramento, Medo, Oração, interpretação da Palavra de Deus, Revelação, Sabedoria, Salvação, Santa Ceia do Senhor, Santificação, Soberania de Deus, Temor de Deus, Tribulação, Trindade, Unção do Espírito Santo, Ops, etc..

Temas Ministeriais, tais como: Apologia, Autoridade ministerial, Avivadores, Avivalistas e Avivamentos, Capacitação, Defesa da Fé, Didática cristã, Evangelismo, Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, Ops, etc.