Rito de passagem Cherokee

rito de passagem cherokee

O pai conduz o filho pela floresta sombria no final da tarde, sobe a montanha com ele, venda-lhe os olhos e o deixa sozinho.
O menino se assenta e passa a noite sozinho, na mais absoluta escuridão.

Se quiser ser aprovado, ele não pode remover a venda até o dia amanhecer. Também não pode chorar nem gritar por socorro.

Se ele aguentar a noite toda, será considerado um homem. E, como os outros que vieram antes dele, não poderá contar a sua experiência aos próximos candidatos, porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. Ele, naturalmente, está amedrontado.

O seu medo o faz ouvir toda espécie de barulho. Animais selvagens podem estar por perto. Talvez índios de uma tribo adversária o encontrem e o matem. Os insetos vão atormentá-lo. As cobras lhe causam terror. Ele terá frio, fome e sede. O vento sopra e até o solo parece se mexer. Tudo lhe parece ameaçador, mas ele não remove a venda .

Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. É o rito de passagem cherokee da infância à fase adulta.

Finalmente, após esta noite horrível, o sol aparece e o menino pode remover a venda. E vê, então, seu pai sentado ali por perto, cuidando dele a noite toda.

“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” – Hebreus 13.5.

rito de passagem cherokee
Se desejar se manter informado das novas publicações, basta se cadastrar. Clique neste botão: BOLETIM QUINZENAL.

O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos, reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado, Bíblia online, clip-art evangélico, dicionario bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis e mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo. 

rito de passagem cherokee

6 Comentários em “Rito de passagem Cherokee”

  1. Antonio Fidelis

    Quero agradecer de todo coração pelas inúmeras vezes que me recorri deste precioso site, saibam que Deus tem usado tanto esboços como ilustrações aqui buscadas para salvar vidas, isto não tem preço. Obrigado pelo empenho na manutenção do site e pela riqueza de material, realmente uma benção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *