Quem ouve mas não pratica

quem ouve mas não pratica

Quem ouve mas não pratica.

QUEM OUVE MAS NÃO PRATICA

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” – Tiago 1:22-25.

1. QUEM OUVE MAS NÃO PRATICA ENGANA A SI MESMO
A pessoa que ouve mas não pratica está “careca” de saber que tem certos compromissos espirituais para com Deus, com a família, com o próximo, com a igreja e consigo mesmo, mas “vai empurrando com a barriga”, vai adiando os seus compromissos vez após vez, vai se enganando dia após dia. Diz que vai começar, mas nunca começa. Tem tempo, energia e recursos para tudo, menos para os seus compromissos espirituais, assim, de engano em engano, a pessoa vai levando a sua falsa vida cristã, até o dia em que será tarde demais.

“Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque O DIA DO SENHOR VEM, JÁ ESTÁ PERTO; dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas” – Joel 2:1,2a. quem ouve mas não pratica

2. QUEM OUVE MAS NÃO PRATICA TEM AMNÉSIA ESPIRITUAL
A pessoa que ouve mas não pratica tem um seríssimo problema de de amnésia espiritual.

Quando ela se olha no espelho (a pregação do Evangelho), ela sabe que não está “bem na foto”, que está com muitas brechas e falhas em sua vida, mas, assim que para de ouvir, logo se esquece das suas deficiências espirituais. E assim, nesse desastroso “esquecimento” das suas obrigações espirituais, a pessoa continua desprezando o ensinamento que lhe é passado.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” – Salmos 1:1,2. quem ouve mas não pratica

3. QUEM OUVE MAS NÃO PRATICA É UM ETERNO INFELIZ
O texto diz que a pessoa que ouve a Palavra de Deus e pratica é feliz, logo…

A pessoa que ouve mas não pratica é um eterno infeliz. A sua infelicidade é crônica, pois vive na prova, no sofrimento, na ansiedade, na angústia. Suas orações não são respondidas, tudo o abate, tudo o derrota. Está sempre em conflito, dúvida, incerteza, com vontade de chutar tudo.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” – Mateus 7:24,25. quem ouve mas não pratica

CONCLUSÃO
Auto-engano, amnésia espiritual e infelicidade crônica: Estas são algumas das consequências de quem trata a Palavra de Deus com desdém, de quem ouve mas não pratica.

É tempo de amar a Palavra de Deus: “Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo” – Sl 119.47.

 

Título: Quem ouve mas não pratica
Autor: Pr Ronaldo Franco

04/06/2016

quem ouve mas não pratica

3 Comentários em “Quem ouve mas não pratica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *