Lições do fundo do poço

lições do fundo do poço

Lições do fundo do poço.
Jeremias 38.1-13

Para calar a voz profética de Jeremias, seus inimigos o jogaram no fundo de um poço, onde ele pode experimentar fome, sede, frio e solidão. Essa história (e o seu desfecho) tem belíssimas LIÇÕES para nós hoje em dia. 

1. A NOSSA MISSÃO PODE NOS LEVAR AO FUNDO DO POÇO (vs 1-6a)
    Jeremias foi jogado no fundo de um poço tão-somente por que estava falando a verdade. Os falsos profetas diziam que Israel venceria a guerra contra a Babilônia, mas Jeremias, por divina revelação, avisava que a cidade seria destruída e aconselhava o povo a se entregar aos babilônios para não serem mortos. Por causa disso, as “autoridades” o acusaram de “estar tirando a coragem dos soldados” e o jogaram no fundo de um poço com o objetivo de calá-lo.

.   Todos os que têm responsabilidade sobre vidas ou sobre uma missão que lhe foi dada por Deus (como Jeremias) estão sujeitos ao mesmo tratamento, pois as pessoas geralmente reagem de um modo muito ruim quando são confrontadas com a verdade e a realidade.

.   Por isso, uma quantidade muito grande de pais, professores, cuidadores, líderes e pastores etc. estão, neste momento, no fundo do poço. Não é fácil cumprir a nossa missão. Jesus nos alertou: “E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos” (Mt 10.22a)Lições do fundo do poço.

2. O FUNDO DO POÇO É PIOR DO QUE IMAGINAMOS (vs 6b)
    A cidade estava cercada e não havia mais alimentos para todos, muito menos para Jeremias, que eles queriam ver morto. A única coisa que Jeremias poderia consumir seria água, mas “não havia água no poço; só lama; e eu me atolei na lama”.

    Mesmo que tenhamos uma boa noção dos problemas que nos esperam, devemos estar conscientes de que o fundo do poço pode ser pior do que imaginamos. Quando a situação fica realmente feia, muitos entram em pânico, questionam o amor e o cuidado de Deus, perdem a fé.

    Quase todos os pais, por exemplo, imaginam que passarão algumas dificuldades com os seus filhos, especialmente na adolescência, mas quando os problemas chegam para valer é que eles descobrem, de fato, que o fundo do poço é pior do que imaginavam. Muitos chegam até a lamentar por terem tido filhos.

    O mesmo acontece com pastores e líderes. E muitos, infelizmente, abandonam a carreira. 

     “Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” – João 16:32,33. Lições do fundo do poço.

3. TODAS AS VEZES QUE ALGUÉM NOS AFUNDAR, DEUS NOS LEVANTARÁ (7-13)
    Os inimigos de Jeremias o jogaram no poço para morrer. Mas Deus, por outro lado, mobiliza 
Ebede-Meleque, um eunuco nascido na Etiópia, que trabalhava no palácio real, para ir falar com o rei e comandar uma operação de resgate. O rei lhe dá ordem para levar consigo trinta homens para proteger a operação, garantir o sucesso do resgate e tirar o profeta do poço são e salvo. Aleluia! Deus seja louvado. 
Lições do fundo do poço.

    “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos” – Salmos 40:2.

CONCLUSÃO
A nossa missão pode nos levar ao fundo do poço e esta situação pode ser pior do que imaginamos. Mas, felizmente, todas as vezes que alguém nos afundar, Deus nos levantará, por isso devemos perseverar em nossa missão. Desistir, jamais!

Autor: Pr Ronaldo Franco
21/02/2016

Lições do fundo do poço.

10 Comentários em “Lições do fundo do poço”

  1. Site do Pastor Post author

    Olá, Carla, obrigado por suas palavras de incentivo. Que o bom Deus te abençoe também.

  2. carla dalek maicrovicz

    NÃO TENHO PALAVRAS, MAS UMA COISA EU SEI QUE O PASTOR RONALDO FRANCO SEJA SEMPRE ABENÇOADO, POIS ABRIU O MEU ENTENDIMENTO SOBRE A PALAVRA DE JESUS. OBRIGADO. E QUE DEUS OS ABENÇOE.

  3. Rejanky Gomes

    Obrigado Pastor pelas mensagens, quer nosso SENHOR JESUS CRISTO possa continuar te abençoando a cada dia mais e mais …

  4. Site do Pastor Post author

    Olá, Marcos, graça e paz. Obrigado por suas palavras de incentivo. Que o bom Deus te abençoe por esta demonstração de carinho para conosco. Abraços. Pr Ronaldo Franco

  5. MARCOS FERNANDO PRADO CARREIRO

    Sempre aprendi muito com o Pastor Ronaldo Franco. Seus esboços são maravilhosos e cheio de vida e unção e tem me auxiliado no meu ministério pastoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *