Pular para o conteúdo

esforça-te e tem bom ânimo

ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO
Josué 1.1-9

Título do Sermão: Esforça-te e tem bom ânimo
Assunto Principal do Texto Bíblico: Deus encoraja Josué.
Tema Específico: Promessas de Deus.
Propósito Geral do Sermão: Encorajador.
Gancho: É possível que você, em algum momento da sua vida, tenha se encontrado em uma situação difícil, e naquele momento você se viu abatido e triste e uma série de incertezas começou a tomar conta dos seus pensamentos, e suas forças foram minguando e tudo o que você conseguia enxergar pela frente era um caminho difícil e hostil em meio a um deserto. Eu não sei exatamente o que você passou, ou até mesmo, o que você está passando, mas venho trazer uma palavra pra você e o objetivo desta palavra é abençoar a sua vida!

Ideia Central do Sermão:
O NOSSO DEUS É UM DEUS DE PROMESSAS.

Frase de Efeito: ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO.

– Quais EVIDÊNCIAS encontramos neste texto, que nos permitem afirmar que o nosso Deus é um de promessas?

1a. Evidência Textual: No versículo 3 Deus diz: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como prometi a Moisés”.
Tema do Meio
: Deus quer que seus filhos prosperem.
Explicação: Deus quer que seus filhos sejam prósperos, pois todo ouro, toda prata e cada centímetro de terra pertencem a Ele.
Ilustração: José – De escravo a governador do Egito.
.                 Quem aqui é mãe ou pai, e quer ver o filho andando com roupas velhas e sujas ou quer que o filho passe fome? Se o seu filho quer um brinquedo ou uma roupa nova, e você não tem condições de comprar, o seu coração não dói por isso? Você não se compadece dele?
Fundamentação: Lc 11.11-13 “Qual é o pai dentre vós que….”.
Ponto-Cruz: A Bíblia nos ensina que através de seu sacrifício, de sua morte e ressurreição, Jesus nos presenteou com o direito de sermos chamados filhos de Deus, e se somos filhos, somos também co-herdeiros com Cristo Jesus, como está escrito em Rm 8.17a.
Glorificação: Glórias a Jesus, que através do Seu sangue nos resgatou para o Pai!
Aplicação: Você deve crer que o Senhor pode, e quer que você prospere, mas que tudo será conforme a vontade e o tempo DEle.
Apelo do Meio: Guarde isto no seu coração: Jesus aceitou ser crucificado, para que você, ao aceitar este ato de amor, possa ser chamado.

Esforça-te e tem bom ânimo!

2a. Evidência Textual: No versículo 5 Deus diz: Ninguém poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei.
Tema do Meio: Deus peleja pelos seus.
Explicação: Explicar que o Senhor não desampara seu povo e dá ordens a nosso favor durante a batalha.
Ilustração: Falar sobre batalhas físicas e espirituais, que acontecem o tempo todo.
Ponto-Cruz: O nosso Jesus também enfrentou batalhas terríveis no deserto ( Mt 4.1-11 ) mas prevaleceu para nos mostrar que somos capazes de vencer o inimigo. Também no Getsêmani ( Mt 26.36-45 ), enfrentou seu lado humano, mas seguiu a vontade do Pai, permitindo ser levado por mãos humanas até a cruz. Tudo isso por mim e por você. Mas alegra-te meu amado, pois o nosso Jesus vive, e NEle encontramos vida, e vida em abundância.
Glorificação: Aleluia! Jesus nos mostrou que através DEle prevaleceremos em nossas lutas!
Aplicação: Amados, devemos entender que Deus peleja por nós! E se Deus é por nós, quem será contra nós?
Apelo do Meio: Aliste-se agora mesmo neste exército vencedor. Seja ,você também, um soldado do Senhor.

Esforça-te e tem bom ânimo!

3a. Evidência Textual: No versículo 6 Deus diz: Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhe daria.
Tema do Meio
: Deus age sobrenaturalmente quando chegamos ao nosso limite.
Explicação: Explicar que Deus não agiria se Josué cruzasse os braços e esperasse que Deus resolvesse tudo. Falar da impossibilidade da travessia do Jordão se não fosse o sobrenatural de Deus.
Ilustração: ____________________
Fundamentação: Lc 1.37
Ponto-Cruz: Isaías 53.5 – Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Glorificação: Bendito seja o nome do Senhor! Jesus é o médico dos médicos!
Aplicação: Meu irmão, entenda que você tem o direito de dizer: “ Tudo posso naquele que me fortalece.” Por isso, descruze os braços, vista sua armadura, invoque ao Senhor, ouça Sua voz e veja o sobrenatural de Deus na sua vida.
Apelo do Meio: Convide Jesus para fazer parte da sua vida e veja que o Jordão se abrirá na frente dos seus olhos!

Esforça-te e tem bom ânimo!

Conclusão: Portanto, meu amado, esforça-te e tem bom ânimo, porque o nosso Deus é um Deus de promessas, que não se arrepende do que prometeu. E se prometeu, Ele vai cumprir, pois nosso Deus é perfeito e infalível! Você pode até pensar que não tem promessa de Deus na sua vida, mas deixa eu te dizer uma coisa: Todos nós temos promessa. E a mais maravilhosa delas foi feita por Jesus. É isso mesmo. Basta ler João 14.3. Lá diz: “ E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também. ALELUIA!

Apelo Final: Convide Jesus para entrar na sua vida. Entregue seu coração para Ele e faça parte você também deste povo simpático que vive debaixo desta maravilhosa promessa de Jesus. A promessa de morar no céu, ao lado do Pai. Esforça-te em tem bom ânimo.

Deus seja Louvado!!!

Esforça-te e tem bom ânimo.
Autor: Rodrigo F. da Silva
23/10/2009