Enganoso é o coração

enganoso é o coração

Enganoso é o coração

ENGANOSO É O CORAÇÃO


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? (Jr 17.9)
O que confia no seu próprio coração é insensato. (Pv 28.26)
Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Pv 16.25)

Os conselhos da auto-ajuda dizem: “Siga o seu coração”, a Bíblia, porém, adverte: “Não vá na conversa do seu coração”. Será que a Bíblia tem razão? Vamos ver algumas das RAZÕES pelas quais a Bíblia diz que “quem confia no seu próprio coração é insensato”.

1a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA RAZÃO

Um sentimento negativo, por exemplo, pode fazer uma pessoa acreditar que não tem valor algum, assim como um sentimento positivo pode, por exemplo, neutralizar a nossa capacidade de discernimento.

  • Quantos estão se envolvendo com pessoas e coisas erradas e perigosas e os seus sentimentos não as avisam do perigo.
  • Muitos “sentem” que estão em paz com Deus, quando, na realidade, não estão, pois jamais entregaram a sua vida a Jesus, jamais se tornaram “filhos de Deus”, conforme João 1.12.
  • Lembre-se: Enganoso é o coração.

2a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA ÉTICA

Quando a pessoa coloca os sentimentos à frente, na direção da sua vida, os sentimentos podem — facilmente — distorcer o senso de certo e errado. Uma pessoa, por exemplo, pode estar fazendo algo terrivelmente ruim, mas “sentindo” que está certa.

  • Saulo de Tarso, ao perseguir os cristão, sentia que estava servindo a Deus (conforme profetizado por Jesus, em João 16:2).
  • Temos ouvido várias — e lamentáveis — notícias de ladrões que rezam o Pai-Nosso antes de sair para “trabalhar”, pois isso os fazem se “sentir” mais protegidos e confiantes (como Deus poderia proteger um ladrão, se Ele abomina quem pratica estas coisas?).
  • Muitas pessoas que vivem afundadas no pecado não “sentem” mais qualquer peso na consciência.
  • Lembre-se: Enganoso é o coração.

3a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DE DEUS
Quando uma pessoa coloca os seus sentimentos como guia da sua vida, os seus sentimentos podem simular a voz de Deus, isto é, a pessoa “ouve” o que gostaria de ouvir e acredita que foi Deus quem falou com ela. Estas pessoas estão sempre a dizer que “Deus falou ao meu coração”, e, invariavelmente, sempre entram em situações terríveis.

  • O profeta que foi atacado por um leão, pois desprezou a voz de Deus para dar ouvidos à uma voz estranha (I Reis 13).
  • Muitos demonstram total desequilíbrio emocional, social, econômico e/ou espiritual, mas estão sempre alegando que “Deus falou ao seu coração”.
  • Lembre-se: Enganoso é o coração.

A única fonte confiável da vontade de Deus para as nossas vidas é a palavra dele.
“Jamais serão confundidos os que confiam em ti” – Salmos 25:3

CONCLUSÃO

Não confie em seu coração! Os sentimentos podem mudar o senso de realidade, podem distorcer a noção de certo e errado e podem simular a voz Deus, colocando a pessoa em situações terríveis. Confie na Palavra de Deus, que jamais te deixará confundido.

Autor: Pr Ronaldo Franco
03/04/2016

enganoso é o coração

12 Comentários em “Enganoso é o coração”

  1. Site do Pastor Post author

    muito obrigado, meu irmão, que o bom Deus te recompense por estas palavras de incentivo

  2. Aristóteles Farias

    Apesar de só ter visto hoje, afirmo que faz tempo que não vejo uma mensagem com um direcionamento tão profundo aos nossos corações!

  3. PB ASSIS DANTAS

    AGRADEÇO A DEUS POR ESTA MENSAGEM, POIS TENHO VISTO MUITOS RELATOS DE PESSOAS QUE PAGAM PREÇO POR SEGUIR O SEU CORAÇÃO, EXISTE UMA PESQUISA QUE OS DETENTOS DE UMA PENITENCIARIA NO RN 90% DOS CRIMES SEGUIRAM SEU CORAÇÃO E AGIRAM POR IMPULSO REPENTINOS VINDO DEPOIS O ARREPENDIMENTO. O MELHOR CONSELHEIRO É DEUS, DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DEVEMOS ANTES DE TUDO PENSAR NO MEU LUGAR O QUE FARIA JESUS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *