Dorcas costurou sua reputação

DORCAS “COSTUROU” A SUA BOA REPUTAÇÃO
Atos 9.36-41

Introdução:
A passagem bíblica de Atos 9 fala de uma pessoa que serviu a Deus através do serviço dedicado aos seres humanos. Uma mulher tão útil e importante para a sua comunidade que seus irmãos de fé e discípulos não puderam suportar a sua morte. Louvado seja Deus, pois Ele chama, capacita, sustenta, e até ressuscita quem preciso for, para que continuem abençoando o reino e servindo às pessoas!

Desta passagem bíblica nós poderemos ver e aprender a importância do serviço cristão para a vida e para a eternidade. Nós somos conhecidos pelo que fazemos. Tudo aquilo que temos interiormente se expressa no exterior.

Dorcas foi uma serva dedicada e nós também devemos ser! Como podemos servir a Deus através do serviço às pessoas? Desenvolva um Estilo de Vida Marcado Pela Devoção a Deus.

Antes de pensarmos em nós mesmos devemos considerar algumas questões ligadas à vida de Dorcas e quem sabe seremos estimulados por ela para desenvolvermos um estilo de vida abençoado e abençoador.

O MODO DE VIDA DA SERVA DORCAS

1. UMA SERVA DE DEUS QUE REVELAVA COMPROMISSO COM O MESTRE.
Observe que ela é chamada de discípula. A palavra que a descreve é matheria usada somente no Novo Testamento e significa discípulo feminino. Evidente que assim que ela aceitou a Cristo e ao seu convite de segui-lo também poderia ser chamada de seguidora ou serva. Dorcas nos desafia a também servos discípulos de Jesus e nosso tempo e nossa geração.

Como é o seu modo de vida como servo(a) do Senhor?

Você tem sido um cristão devotado e dedicado ao Senhor? Ele pode confiar a você como discípulo as tarefas e o cuidado de pessoas e de sua obra?

2. UMA SERVA QUE PRATICAVA BOAS AÇÕES.
Ela ajudava muito as pessoas que precisavam dela e doou de si mesmo. Havia muitas viúvas que não tinham agasalhos e roupas, e Dorcas recolhia os tecidos e fazia túnicas ou vestidos para elas. Dorcas também ajudava os mais pobres, que não podiam comprar nem os tecidos, e fazia roupas para eles.

Essa mulher nos desafia a deixarmos as teorias a respeito de amar a Deus e amar ao próximo e colocarmos em prática o cuidado pelas pessoas.

3. UMA SERVA QUE AJUDAVA FINANCEIRAMENTE OS MAIS POBRES.
Na realidade ela expressava sua piedade e amor ao Senhor cuidando dos “pequeninos de Jesus”. Muitas pessoas ganharam de presente de Dorcas as roupas de que precisavam e gostavam muito dela. Dorcas amava ao Senhor Jesus e fazia tudo com amor e boa vontade. Sempre que fazemos alguma coisa, devemos fazer com amor, porque fazemos para o Senhor. Essa mulher nos desafia a amarmos mais a Deus(e as pessoas) do que ao dinheiro ou aos bens materiais.

Como é o seu ministério como servo(a) do Senhor neste tempo?

Você tem se envolvido regularmente nas práticas de boas obras? Você tem gasto de seu tempo, recursos e talentos para abençoar os menos favorecidos? As pessoas que têm necessidades podem contar com a sua ajuda? Você tem um coração generoso para ofertar? Você tem um coração obediente para dizimar?

4. UMA SERVA QUE MESMO DEPOIS DE MORTA AINDA INSTILAVA ESPERANÇA NO CORAÇÃO DE SEUS IRMÃOS DE FÉ
4.1 – DORCAS FICOU DOENTE E MORREU – Até os servos de Deus mais devotados ficam doentes e morrem.
4.2 – DORCAS RECEBEU OS PREPARATIVOS PARA O ENTERRO, MAS NÃO FOI ENTERRADA – Os mais próximos tomaram as providências para o seu funeral: lavaram o seu corpo e o colocaram no quarto no andar superior da casa. Estranhamente não deram sequência aos preparativos do funeral como: preparar o corpo com ervas aromáticas e unguentos; enrolar o corpo em faixas de linho; conduzi-lo até o local onde deveria ser sepultado. Por que eles não fizeram isso? O quarto no andar superior era o local onde as pessoas se dedicavam à oração e as súplicas ao Senhor.
4.3 MANDARAM CHAMAR PEDRO, POIS ACREDITAVAM NA POSSIBILIDADE DA SUA RESSURREIÇÃO – Eles tinham uma esperança e mandaram chamar Pedro, dizendo assim: não se demore em vir nos encontrar aqui em Jope. Venha logo. Que fé revelaram aqueles amigos de Dorcas! De onde veio esta idéia? Eles sabiam que Pedro já havia ressuscitado outros pelo poder de Deus e, se havia alguém digno de tal milagre, este alguém era Dorcas. Eles estavam dispostos a andar e percorrer qualquer distância para trazer aquela serva preciosa de volta à vida!

CONCLUSÃO
Foi assim que Dorcas “costurou” a sua boa reputação:
1. REVELAVA COMPROMISSO COM O MESTRE.
2. PRATICAVA BOAS AÇÕES.
3. AJUDAVA FINANCEIRAMENTE OS MAIS POBRES.
4. INSTILAVA ESPERANÇA NO CORAÇÃO DE SEUS IRMÃOS DE FÉ

Autoria: Pr Franco
Baseado em estudo de Jadai Souza

Data: 07.07.2013