Desculpas esfarrapadas para não fazer a vontade de Deus

desculpas esfarrapadas

DESCULPAS ESFARRAPADAS PARA NÃO FAZER A VONTADE DE DEUS
”Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas” – Ex 3.10

Introdução:
A maioria de nós apresenta DESCULPAS ESFARRAPADAS para não fazer a vontade de Deus. Esse trecho da história de Moisés revela exatamente isso:

A primeira das Desculpas Esfarrapadas de Moisés foi: EU NÃO SOU CAPAZ
Moisés pergunta: Quem sou eu? (Ex 3.11).

Essa pergunta revela que Moisés tinha um complexo de inferioridade tão grande que pensou que Deus havia escolhido o líder errado.

Muitas pessoas recusam cumprir os papéis que Deus lhes reservou pois se julgam incapazes. Olham para outras pessoas talentosas e acham aí desculpas por não fazer a vontade de Deus. O fato é que sempre encontraremos ao nosso redor pessoas mais inteligentes, mais fortes, mais eloquentes e mais carismáticas que nós.

Mas Deus não quer pessoas autoconfiantes; exatamente ao contrário, Ele quer pessoas dependentes Dele, mas que tenham fé.

Se você tende a fugir porque acha não é ninguém, está olhando na direção errada. Pare de olhar no espelho para ver suas limitações, e comece a olhar para Deus Todo-Poderoso.

Deus responde: Não importa quem você é, Eu estou com você (Ex 3.12).

A segunda das Desculpas Esfarrapadas de Moisés foi: EU NÃO TENHO CONHECIMENTO
Moisés pergunta: Quem é você? (Ex 3.13).

Moisés sentiu falta de conhecimento e de intimidade com Deus. Ele não o conhecia suficientemente bem para descrevê-lo ao povo.

Muitos recusam a missão que Deus lhe dá pelo mesmo motivo: Faltam-lhes conhecimento e intimidade com Deus (- Como anda seu relacionamento com Deus?).

Deus responde: Eu Sou o que Sou. Eu Sou sempre presente. Eu Sou tudo que você precisa. (Ex 3.14).

A terceira das Desculpas Esfarrapadas de Moisés foi: O POVO É DURO DE CORAÇÃO
Moisés pergunta: E se eles não me ouvirem? (Ex 4.1).

Moisés sentiu-se intimidado. Preocupou-se com a reação que o povo teria para com ele e para com a mensagem de libertação que lhes trazia.

Moisés se esqueceu que Deus sabe todas as coisas, sabe quem vai se salvar e quem vai se perder. Esqueceu-se, também, que os planos de Deus jamais falham.

Deus responde: Quando eu terminar, eles ouvirão. (Ex 4.2-9).

A quarta das Desculpas Esfarrapadas de Moisés foi: EU NÃO TENHO CARISMA
Moisés afirma: Eu não sei falar (Ex 4.10).

Moisés lamentou-se das suas fragilidades. Quem lhe daria ouvidos se não falava bem?

Deus já havia lhe prometido que a Sua companhia, o êxito de sua missão (deu-lhe até alguns sinais miraculosos), mas, mesmo assim, Moisés continuava relutante! Deus lhe dá, agora, um companheiro para falar por ele, seu irmão Arão (Ex 4.14).

Essa desculpa de Moisés não era um sinal de humildade ou reconhecimento da própria incapacidade; era, na verdade, um ato de incredulidade na capacidade e na providência divina.

Deus responde: Adivinha quem fez a sua boca? (Ex 4.11-12).

A quinta das Desculpas Esfarrapadas de Moisés foi: EU NÃO QUERO IR
Moisés afirma: Manda outro em meu lugar (Ex 4.13).

Apesar de tudo o que Deus fez e lhe prometeu, Moisés continuava com desculpas esfarrapadas, pois, no fundo, ele não queria ir. Travava-se ali uma luta entre a vontade de Deus e a vontade de Moisés.

Muitos gostam de pensar que servem a Deus e até repetem a oração do Pai Nosso, mas não se submetem à Sua vontade.

Deus responde: Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés – Ex 4:14.

CONCLUSÃO
Depois de todas as desculpas esfarrapadas, Moisés acabou aceitando a vontade e Deus e fez o que Ele lhe pediu.

Não também não queremos fazer o que precisa ser feito, não queremos obedecer à voz do Senhor, por isso criamos muitas desculpas para escapar à responsabilidade.

Paremos de dar desculpas esfarrapadas para Deus, pois ele sabe o que nós podemos realizar se estivermos dentro da vontade de Deus. Se Ele não aceitou as desculpas de Moisés, o que nos faz você pensar que aceitará a nossas?

Pare de dizer ou de inventar desculpas. Porque todas as mirabolantes desculpas não vão convencer Deus. Pare de ser um especialista em dar desculpas. Qual foi a tua desculpa ate agora para não fazer a obra de Deus. Qual vai ser sua desculpa agora para continuar sem fazer o que Deus te manda fazer. Qual vai ser sua desculpa amanhã.

Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 25:30.

Autor: Pr Gonçalo Aparecido
Abril/2015