Cuide do lado de cá

Cuide do lado de cá

CUIDE DO LADO DE CÁ

Título do sermão: Cuide do lado de cá
Texto-base: I Timóteo 5.8, 1 Timóteo 4:16 e João 21:16.
Propósito: Exortativo

Muitos cristãos dedicam uma soma considerável de tempo e esforços com temas escatológicos (“doutrina das coisas que devem acontecer últimos dias”), cuidando dos sinais da volta de Jesus, estudando sobre arrebatamento, ressurreição etc.

É evidente que estes assuntos são cativantes, tanto pela esperança que nos traz quanto por sua relativa complexidade, mistérios que despertam bastante a nossa curiosidade, no entanto, “o lado de lá” não nos deveria causar tantas preocupações, pois está em boas mãos: Jesus está cuidando desta parte para nós e por nós (João 14.1-3).

Em várias partes da Bíblia encontramos conselhos do tipo
CUIDE DO LADO DE CÁ

1. CUIDA DE TI MESMO
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina – 1 Timóteo 4:16.

O cuidado é pessoal é um mandamento bíblico. É evidente que a Bíblia não está incentivando o egoísmo, o exibicionismo ou o “culto a si mesmo”. Trata-se, na verdade, daquele cuidado essencial com a saúde física, mental e espiritual.

E, também, os cuidados para com a doutrina, para poupar-nos de tantos sofrimentos que a falta de conhecimento bíblico provoca.

Cuide do lado de cá!


2. CUIDE DE SUA FAMÍLIA

Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente – I Timóteo 5.8.

O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua família? O reino de Deus começa dentro da minha casa.

Cuide do lado de cá!


3. CUIDE DAS OVELHAS DE JESUS

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas – João 21:16

O cuidado pessoal e familiar demandam bastante de nós, mas o nosso Deus nos fortalece a tal ponto e nos dá um equilíbrio na vida tão grande que, apesar de atarefados, temos condições de cuidar do reino de Deus, especialmente da suas ovelhas.

Cuide do lado de cá!


Conclusão

O “lado de lá” está muito bem cuidado. Jesus mesmo, pessoalmente, está cuidando de tudo para quando chegarmos lá. Não há nada de errado em amar e estudar escatologia. Isso é bom. No entanto, nenhum empreendimento, por mais “espiritual” que nos possa parecer, deve servir de desculpa para relaxarmos no cuidado que devemos ter para conosco, com a nossa família e para com o reino de Deus.

Autor: Pr Ronaldo Franco