Conspirando contra Deus

Conspirando contra Deus

CONSPIRANDO CONTRA DEUS

  • Assunto principal: As consequências de um coração endurecido. Conspirando contra Deus.
  • Classificação: Exortativo.
  • Quebra-Gelo:
  • Leitura do texto-base: Marcos 3.1-5
  • Gancho:

Mensagem de Deus: A DUREZA DE CORAÇÃO É A PIOR DESGRAÇA NA VIDA DE UMA PESSOA.

Pergunta auxiliar: Por quê, por quais MOTIVOS a dureza de coração é a pior desgraça na vida de uma pessoa?

1. A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE RECONHECER OS ESFORÇOS DIVINOS PARA SALVÁ-LA (vs 1).

Explicação: No vs. 1 diz que Jesus voltou à sinagoga “de novo”, “noutra ocasião”, apesar da hostilidade, desprezo e repúdio com que o tratavam.

Ilustração: ______________________________________________________________

Fundamentação: Mt 23.37 (Jerusalém, Jerusalém… quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!).

Ponto-cruz: Jesus não desistiu de nós; manteve-se firme até à morte, para nos salvar.

Aplicação: Quantos esforços Deus já fez para salvar você e sua família? Quantos “profetas” Ele já enviou? Quantos convites? Quantas mensagens? Quanta insistência?

Apelo do meio: Abra o seu coração, se não, todos os esforços divinos para salvá-lo serão inúteis, pois Deus respeita a liberdade de escolha das pessoas.

2. A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE VER A VERDADE, POR MAIS ÓBVIA QUE ELA SEJA (vs 4).

Explicação: No vs. 4 Jesus faz uma pergunta tão simples e óbvia que uma criança seria capaz de respondê-la; mas os duros de coração se calam e se fecham à verdade.

Ilustração: Semelhante a alguns jovens e adolescentes que, ao serem repreendidos, recusam-se a aceitar as verdades que estão sendo-lhes ditas, se “fecham” em si mesmos e permanecem calados, por mais que se tente arrancar uma resposta ou uma explicação deles.

Fundamentação: Efésios 4.18.

Ponto-cruz: A morte de Jesus na cruz é uma exposição pública do derradeiro esforço divino em nos salvar, que ficará eternamente cravada na história da humanidade.

Aplicação: Quantas vezes você já rejeitou a verdade? Quantas vezes você trocou as verdades bíblicas por uma teoria qualquer, um boato ou uma mera suposição?

Apelo do meio: Abra o seu coração, pois a verdade de Deus não pode mais ser negada ou negligenciada. Somente a Verdade pode salvar você. Abra o coração para Jesus, pois Ele é “o caminho, a verdade e a vida”.

3. A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE REAGIR CORRETAMENTE AOS MILAGRES DIVINOS (vs 6).

Explicação: Qualquer pessoa que não esteja com o coração fechado fica maravilhada ao presenciar um milagre. No entanto, estes homens, fariseus e herodianos (que se odiavam mutuamente), logo após terem presenciado um milagre extraordinário (e por dele), juntaram-se para conspirar contra Jesus, para o matar.

Ilustração: ______________________________________________________________

Fundamentação: Hebreus 3.7-12.

Aplicação: As pessoas duras de coração ao verem ou saberem de um milagre, vão logo tentando desclassificá-lo, “carimbando-os” como mentira, farsa, enrolação, exagero, fanatismo, etc., mesmo que estes milagres sejam visíveis e inegáveis, como, por exemplo, a transformação de um bandido irrecuperável em um homem de Deus, de família, de bem.

Apelo do meio: Abra seu coração para Jesus, pois os milagres de Deus estão aí, diante de nós, todos os dias, a cada momento. A dureza do seu coração sempre fará com que você reaja de modo incorreto em relação ao que Deus mesmo está fazendo em nosso meio. E, a cada novo milagre, ao invés de aproximar-se de Deus, sua dureza de coração o afastará tanto Dele que você acabará fazendo como os fariseus e herodianos: Irá conspirar contra Deus, para “acabar com Ele” em seu coração, em sua vida, em sua família.

Conclusão

A dureza de coração impede a pessoa de reconhecer os esforços divinos para salvá-la, impede-a, também, de ver a verdade e de reagir corretamente aos milagres divinos.

Apelo Final

Abra seu coração. Peça a Deus que quebre esta frieza que há em você, se não, você acabará “matando” Deus em sua vida e em sua família, cometendo um verdadeiro “suicídio espiritual”.

DEUS SEJA LOUVADO!

Autor: Pr Ronaldo Franco ( pastor_franco@yahoo.com.br)
18/01/2009

www.copeb.com.br

Conspirando contra Deus.

2 Comentários em “Conspirando contra Deus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *