Pular para o conteúdo

CADA UM TEM O CORAÇÃO QUE MERECE

cada um tem o coração que merece

Mateus 13.1-9; 13.18-23
“Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer”.

Nesta parábola de Jesus, a semente é a pregação do Evangelho e o solo é o coração do homem. Cada tipo de coração refere-se a um tipo de ATITUDE para com a Palavra de Deus, por isso dizemos que “CADA UM TEM O CORAÇÃO QUE MERECE”, pois somos responsáveis por nossas atitudes.

  1. O CORAÇÃO ENDURECIDO (não acolhe a semente)
    Certo homem saiu para semear; algumas sementes caíram na beira do caminho e os passarinhos comeram tudo.Esta situação representa aquelas pessoas que têm uma atitude de dureza de coração para com a Palavra de Deus. São como“terra batida à beira do caminho”. Elas ouvem a mensagem do Reino, mas não a acolhem. E por que a semente não penetra em seus corações, o maligno vem e a rouba.Cada um tem o coração que merece!
  1. O CORAÇÃO RASO (acolhe a semente, mas não cria raiz)
    Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.Esta situação representa aquelas pessoas que têm uma atitude superficial para com a Palavra de Deus. Elas recebem com alegria a mensagem, mas não se aprofundam no conhecimento da Palavra de Deus, não criam raízes e vindo os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.Cada um tem o coração que merece!
  1. O CORAÇÃO MUNDANO (acolhe a semente e cria raiz, mas não produz frutos)
    Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.Esta situação representa aquelas pessoas que têm uma atitude mundana para com a mensagem do reino de Deus. As preocupações com “os cuidados deste mundo e a ilusão das riquezas” são tão grandes que consomem todas as suas energias e não permite que os seus frutos amadureçam.Muitas destes “cuidados deste mundo e a ilusão das riquezas” estão escondidos atrás de coisas lícitas, tais como dinheiro, conforto, fama, prestígio, posição social, emprego, carreira, prazeres etc. O problema é que tais pessoas colocam isso acima do reino de Deus.Cada um tem o coração que merece!
  1. O CORAÇÃO HUMILDE (acolhe a mensagem, cria raiz e produz frutos)
    Outras sementes caíram em terra boa e produzem uma grande colheita.Esta situação representa aquelas pessoas que têm uma atitude humilde para com a mensagem do Evangelho. São pessoas de “coração mole”, que ouvem e acolhem a mensagem de salvação e buscam se aprofundar cada vez mais na Palavra e no conhecimento de Deus, e rejeitam o mundanismo.Cada um tem o coração que merece!

CONCLUSÃO:
Corações endurecidos, rasos e mundanos não conseguem acolher a semente ou produzir frutos. Somente os corações humildes produzem grande colheita.

Autor: Pr Ronaldo Franco
Fev/2015