Pular para o conteúdo
ANTES DE TUDO, ORAR
I Tm 2.1-6


ANTES DE TUDO ORAR
é o título natural deste sermão. Quase sempre, nós saímos correndo à frente, tomando as nossas decisões e, somente depois que o barco está afundando, é que nos lembramos de orar. Essa atitude pode ser sinal de um orgulho espiritual ou mesmo de descaso para com a vontade de Deus. 

O conselho bíblico é orar. 

“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” 1 Timóteo 2:1-6


1. POR VOCÊ, POR SEUS ASSUNTOS PESSOAIS

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4:13-17

• Se vai comprar, emprestar, dar ou vender.
• Ao sair de casa e ao voltar.
• Para discutir a relação (com cônjuge, filhos, parentes, patrão etc.).

Certamente as suas decisões serão mais acertadas, as suas andanças mais seguras e produtivas, os seus relacionamentos mais saudáveis, a vida mais equilibrada. “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. (Sl 125.1)

2. EM FAVOR DE TODOS OS HOMENS

“pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada” (I Tm 2.2).

Se o país não está tendo uma vida sossegada, se há tumultos, se há conflitos, se as instituições não estão funcionando, se a violência está aumentando, se o desemprego está batendo até à porta dos filhos de Deus, uma coisa é certa: ESTÁ FALTANDO ORAÇÃO. Não só pelo Presidente, mas “por todos os homens… e por todos que estão em eminência” (Legislativo, Executivo e Judiciário de todas as esferas, municipal, estadual e federal).

• Entrar em pânico ou pegar em armas, não resolve nada, ore pelos governantes (para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito)
• Julgar e/ou condenar pessoas que nem conhecemos? Primeiro orai por todos os homens.
• Isolar ou outros ou se isolar? Orai por todos, sejam “bons”, sejam “maus”.

As suas críticas serão mais coerentes, as suas reclamações mais justas e os seus protestos mais eficazes. A crise já não te afetará com a mesma intensidade e você saberá escolher melhor os governantes do seu país e cobrar deles ética e transparência.

E deixará de julgar e condenar as pessoas de forma leviana e de tratá-las de forma preconceituosa.

3. E POR NOVOS CONVERTIDOS
Pois isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.

“Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (I Tm 2.4)

• Vai convidar alguém para vir à sua igreja ou célula? Ore antes.
• Ao lhes falar que Jesus é o único Mediador, orai antes pelos seus ouvintes.
• Dar o seu testemunho pessoal, orai por aqueles que ainda não acharam o caminho.

Os seus convites se revestirão de importância, o seu falar será ouvido e o seu testemunho pessoal calará profundo nos corações.


CONCLUSÃO

Em síntese: Antes de tudo, orar. Levantar o pensamento a Deus. Clamar no silêncio do seu coração. Interceder com gemidos, se necessário. Além de estar dando genuínas demonstrações diárias de humildade, você estará mais em contato com Jesus e o seu coração encontrará um tipo de paz que o mundo não pode entender. Orar, em primeiro lugar.

 

Título: Antes de tudo, orar
Autor: Pr Ronaldo Franco – 17/08/2015

Veja também nossos Artigos

Deixe seu comentário logo abaixo.

antes de tudo orar

Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo;

13 comentários em “Antes de tudo orar”

  1. Amém. Um ensino esquecido na cristandade. Paulo nos exorta a colocar a oração “em primeiro lugar, não em segundo ou terceiro”, como escreveu um ministro da Palavra. Oportuna mensagem.

  2. pastor a paz de DEUS homem de DEUS,meu amigo e irmao amado emc risto,suas palvras tem atingindo muito mais do que vc pode imaginar,e sei que essas sao as promessas de DEUS sua vida,e ao me deparar com tantas informacoes,tantos conteudo dado por inspiracao divina do proprio deus,compartilho de suas ideias e nao so na graca com a transformacao que Deus tem feito em minha vida depois de 20 anos no fundo do abismo nas garras do adversario,e alcancado pela graca e misericordia desse nosso Deus que vc prega tao bem,meu irmao continue assim nao pare suas palvars ja viraram voz e esta se espalhando pelo mundo,n sou deste ministerio mais caminhho com vcs meu irmaos rumo a nova jerusalem.

  3. Severino Francisco da Silva

    Graça e Paz varão, os teus sermões tem sido uma benção para o ensinamento da palavra de Deus.

  4. Graça e paz,que Deus te abençoe. Pois é muito bom ler os seus esboços. Que antes de tudo orar pra mim e muito importante. Obrigado que Deus lhe abençoe.

  5. Normando Teles do Nascimento

    A ORAÇÃO nos torna mais humildes e pavimenta a nossa estrada ESPIRITUAL para chegar até o SENHOR DOS EXÉRCITOS. Amém e obrigado pela oprtunidade, e que DEUS nos abençoe em nome de JESUS

  6. Olá, Pr Elias. Graça e paz. Obrigado pelo seu comentário. Que as bênçãos do Senhor permaneçam sobre sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.