Pular para o conteúdo

ANDAR COM JESUS NÃO É FÁCIL, MAS É MUITO BOM!
Marcos 6.53-56

“ANDAR COM JESUS NÃO É FÁCIL, MAS É MUITO BOM” foi o título escolhido para este esboço de sermão. Enriqueça-o com sua experiência e conhecimento. Use-o para encorajar o povo de Deus.

– Por quais MOTIVOS dizemos que não é fácil, mas é muito bom andar com Jesus?

  • Ele sempre nos leva a conhecer o “outro lado”.
  • Ele nos ensina a sermos versáteis.
  • E nos faz ver o valor de uma boa reputação.
  • Ele nos permite participar da obra do Espírito Santo.

1º MOTIVO: ELE SEMPRE NOS LEVA A CONHECER O “OUTRO LADO”

Jesus, repetidas vezes, mandava os seus discípulos para “o outro lado”, para conhecer novas pessoas, novas realidades, novas dimensões, novas situações. Ele também alternava o emocional deles, colocando-os ora na prova de um mar revolto, ora em porto seguro, ora no meio das multidões, ora no isolamento de uma noite escura.

Andar com Jesus é muito difícil por que temos que deixar de ser alienados, temos que deixar de enxergar a vida só por um lado, temos que enxergar além da Internet e da televisão, por que temos que abrir mão da segurança dos terrenos conhecidos, temos que ver o “outro lado”, o lado do que sofre, do que nada tem, do que pensa e crê diferente de nós.

Mas, por outro lado, andar com Jesus é muito bom, por que Ele nos faz crescer (como uma criança que se solta das mãos do pai para dar seus primeiros passos).

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16

Conhecimento não é uma coisa perigosa? Não, perigosa é a alienação.

E quanto a você, só vê, lê e experimenta sempre as mesmas coisas? Abra a sua mente, meu irmão. Deus não quer filhos alienados.

2º MOTIVO: ELE NOS ENSINA A SERMOS VERSÁTEIS

Nesta história, eles saíram para ir a Betsaida (“casa de pesca”), mas, devido à tempestade, acabaram aportando em Genesaré (“jardim cercado”), no entanto, Jesus era versátil e, de imediato, fez ali mesmo o que iria fazer em Betsaida. Não puderam ir à “casa de pesca”, mas quebraram as cadeias e libertaram as pessoas que estavam presas no “jardim cercado”. 

É difícil andar com Jesus por que temos que ser versáteis, por que temos que abrir mão da segurança dos nossos planejamentos.
Mas, por outro lado, é muito bom, por que nos faz adaptáveis e com maior capacidade de sobrevivência neste mundo de constantes mudanças.

Is 64.8: “Somos o barro e tu o nosso oleiro… a obra das tuas mãos”.

Num mundo em mudanças, quem não é versátil pode arrebentar. O bambu é uma planta versátil, por isso verga mas, geralmente não quebra.

E quanto a você, meu irmão, a quanto tempo não revê seus conceitos. Você é daqueles que dizem “eu nasci assim, vou morrer assim”? “Antigamente é que era bom”?.

Nós somos barro e Ele é o oleiro: Deixa Deus moldar você.

3º MOTIVO: ELE NOS FAZ VER O VALOR DE UMA BOA REPUTAÇÃO

Nesta história, Jesus mostrou para seus discípulos, na prática, que a boa reputação sempre chega junto, ou até mesmo antes de nós. Ao chegar em Genesaré, as pessoas já sabiam quem era Jesus e foram trazendo os enfermos e endemoninhados para Ele os tocar. Sua boa reputação facilitou bastante sua obra.

Andar com Jesus é difícil por que temos quer ter uma boa reputação. Sabemos que para construir uma boa reputação leva tempo. Muitas vezes, temos que abrir mão até dos nossos direitos, “engolir sapos“, refrear nossos desejos pecaminosos etc.

Mas, por outro lado, andar com Jesus é muito bom, por que uma boa reputação na vida de um cristão genuíno é algo realmente muito importante. Faz com que as pessoas nos respeitem e vejam Cristo em nós em qualquer lugar aonde formos. Abre portas, facilita o nosso trabalho e nos põe em contato com muitas pessoas.

At 6.3: “Escolhei dentre vós sete homens de boa reputação…”.

Aleluia! Nele podemos construir um bom nome.

E quanto a você, meu irmão, como anda a sua reputação? Como te (re)conhecem? Como anda o seu nome? A sua “fama”?

Seja irrepreensível, você vai precisar disso um dia.

4º MOTIVO: ELE NOS PERMITE PARTICIPAR DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta história, Jesus os fez ver a miséria em que aquelas pessoas se encontravam, mas os incluiu nas suas ações de cura e libertação.

Andar com Jesus é muito difícil, por que ele nos leva a fazer “turismo de horror”, a ver pessoas doentes, viciadas, moralmente decadentes, gemendo, sofrendo, fedendo, morrendo…

Mas, por outro lado, andar com Jesus é muito bom, por que Ele não nos deixa iludidos com a vida, ele nos faz ver que nós não somos nada e ainda nos permite a maravilhosa graça de participar da obra do Espírito Santo.

Mt 10.1: “E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder…”.

E quanto a você, quantas pessoas você ajudou Jesus a curar e libertar esta semana? Entre agora mesmo nesta campanha.

CONCLUSÃO

Sim, andar com Jesus é difícil por que a alienação, a rigidez, a má reputação e a indiferença são as nossas tendências naturais, mas, por outro lado, andar com Ele é muito bom, por que Ele nos faz crescer, nos faz sermos versáteis, nos faz ver o valor de uma boa reputação, nos deixa participar da sua obra, no poder do Espírito Santo.

Deus seja louvado!

 

Título: Andar com Jesus não é fácil, mas é muito bom
Auto: Pr Ronaldo Franco.
Data: 01/08/2010

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Andar com Jesus não é fácil, mas é muito bom

Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

13 comentários em “Andar com Jesus não é fácil, mas é…”

  1. Sueli Domingues Geroldi

    A paz do Senhor,
    Gostei, muito desse ensinamento, uma joia preciosa.
    Deus abençoe e continue usando o dom que Deus te deu.
    20/08/23

  2. Bom dia pastor graça e paz do Senhor Jesus. Este foi o melhor site da palavra de Deus que já conheci. Nele eu estudo. Tiro esboço. Aprendo muitas coisas. Parabéns Amado que Deus continue te abençoando sempre sua vida e assim colocando na sua mente grandes sabedoria.

  3. O site do pastor está abrindo grandemente a minha mente as coisas de Deus, e me preparando para que as promessas do senhor venha ser cumprida em mim Aleluias

  4. Sidney Ribeiro Balut

    Deus abençoou este esboço para conscientizarmos as ovelhas do SENHOR a não serem ingênuas mas conhecedoras do ‘outro lado’ e assim serem mais prudentes e ativas na obra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.